Cidade do Oeste de SC decreta situação de emergência após chuvas intensas

Botões de Compartilhamento

O grande volume de chuva registrado nos últimos dias provocou alagamentos e prejuízos em várias cidades do Oeste de Santa Catarina. Um dos municípios afetados foi Palmitos, que decretou situação de emergência.

Foto: Palmitos registra alagamentos após fortes chuvas – Foto: Divulgação/Defesa Civil

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil municipal, Angélica Chini, a localidade de Ilha Redonda está submersa em decorrência das chuvas intensas. As equipes seguem em alerta na região, monitorando o avanço da água.

O agravamento da situação, segundo a Defesa Civil, foi causado pelo acúmulo de chuva e também pelo vertimento controlado de uma usina hidrelétrica, o que elevou o nível do Rio Uruguai. O número de moradores afetados ainda está sendo contabilizado pelas equipes locais. Ao longo da manhã desta segunda-feira (30), o município confirmou do decreto de emergência para agilizar o auxílio para as famílias afetadas e os trabalhos de recuperação de estradas e pontes.

Outros municípios atingidos

Em Faxinal dos Guedes, no sábado (28), chuvas acompanhadas de vendaval causaram o bloqueio de uma estrada rural e o destelhamento de residências e um aviário. A via foi desobstruída ainda no mesmo dia, e lonas foram distribuídas às famílias.

Xanxerê registrou acumulados de até 120 mm de chuva. Embora o rio Xanxerê tenha permanecido dentro da calha, houve alagamento no bairro Colatto devido ao entupimento de tubulações. As barragens do Ecoparque e Passo Trancado estão vertendo, sob constante monitoramento.

Em Ipuaçu, o acesso à Linha Canhadão foi interrompido no domingo (29) por conta do alagamento. A via foi liberada após a baixa do nível da água.

Bom Jesus contabiliza danos em estradas do interior, como bueiros entupidos, trechos alagados e desníveis nas vias, prejudicando o transporte escolar e o escoamento da produção agrícola.

Fortes ventos causam destruição em várias localidades

Na comunidade de Boa Esperança, interior de Campos Novos, ventos fortes na madrugada de domingo (29) arrancaram totalmente o telhado de uma residência e danificaram barracões. No total, seis moradias e estruturas agrícolas foram afetadas. O prefeito Dirceu Kaiper (MDB) mobilizou a Assistência Social para prestar suporte às famílias atingidas.

Em Herval d’Oeste, a comunidade de Sede Sarandi foi a mais afetada. Árvores foram arrancadas, estradas destruídas, aviários e casas destelhadas, incluindo a escola municipal Graça Aranha. Os prejuízos ainda estão sendo avaliados.

Já em Chapecó, dois aviários desabaram na linha Gamelão em decorrência dos ventos. O Centro Comunitário da linha Serrinha também sofreu danos com o destelhamento parcial.

Destruição de aviários em Chapecó – Foto: Defesa Civil de SC

Fonte: ND+

Notícias mais lidas

Polícia Militar recupera trator com registro de furto em Rio Negrinho

Vítima de feminicídio, Pricila Dolla será velada na Capela Mortuária de Volta Grande

Autor de disparos contra mulher em Volta Grande é preso em flagrante, confirma delegado

Amigos e familiares lamentam morte de Pricila Dolla

Feminicídio em Volta Grande: mulher é morta a tiros dentro de casa e ex-namorado tenta tirar a própria vida

Últimas notícias

Frente fria avança e traz temporais e chuva intensa nos próximos dias em SC

Placas de trânsito danificadas geram custos e colocam motoristas em risco

Foco do mosquito da dengue é identificado no bairro Vila Nova

Homem de 49 anos morre após trator capotar no interior de Porto União

Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua convida fiéis para viver intensamente o tempo da Quaresma

Rio Negrinho: Campeonato Municipal de Futebol de Campo tem rodada neste fim de semana com jogos no Vila Nova e Ipiranga