A cidade de Rio Negrinho será palco de uma importante ação de educação no trânsito entre os dias 14 e 18 de julho de 2025, com a chegada da carreta educativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A iniciativa faz parte de um projeto regional que teve início em 23 de junho e já passou por diversos municípios da região de Mafra. A ação conta com o apoio das delegacias da PRF de Santa Catarina e Paraná, e parceria com as instituições Arteris, SEST/SENAT e Prefeitura de Rio Negrinho, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Instalada no Pavilhão dos Imigrantes, no centro da cidade, a carreta — um veículo especial com 25 metros de comprimento, 4,4 metros de altura e 7,2 metros de largura — é equipada como um cinema sobre rodas, com estrutura confortável e climatizada, capacidade para 90 pessoas, poltronas acolchoadas, banheiros e até pipoca, garantindo uma experiência envolvente e educativa para os participantes.
A programação em Rio Negrinho é voltada a estudantes das redes pública e privada, contemplando crianças do Pré II (5/6 anos) ao 3º ano do Ensino Fundamental (8/9 anos). A cada dia, serão atendidas quatro turmas, duas no período da manhã (8h30 às 9h30 e 9h30 às 10h30) e duas à tarde (14h às 15h e 15h às 16h), com cerca de 75 a 90 alunos por turma. A estimativa é alcançar entre 1.500 e 1.800 crianças ao longo da semana.
Cada grupo de alunos participará de uma experiência completa, com 30 minutos de palestra e vídeos educativos no interior da carreta, seguida de 30 minutos de atividades práticas em uma mini pista com sinalização, onde poderão vivenciar de forma lúdica e interativa situações comuns no trânsito — como atravessar na faixa de pedestres, reconhecer sinais de trânsito e entender o papel de cada agente no ambiente viário.
A ação tem como objetivo principal estimular, desde a infância, o respeito às leis de trânsito, reforçando atitudes responsáveis e preventivas. Ao destacar a importância do comportamento consciente de pedestres, ciclistas e passageiros, a PRF busca formar cidadãos mais atentos e colaborativos, contribuindo para a redução de acidentes e para a construção de um trânsito mais seguro e humano.
Ao final da programação regional, a expectativa da PRF é impactar positivamente centenas de crianças e adolescentes dos municípios atendidos, promovendo uma verdadeira cultura de paz no trânsito e reforçando a importância da educação como ferramenta de transformação social.