O Grupo Habitasul alcançou o Top One e também o primeiro lugar no segmento Ambiental entre as companhias de médio porte do Prêmio Empresa Cidadã 2025 da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/SC), em cerimônia realizada na semana passada em Jaraguá do Sul.
“Temos sido reconhecidos nacional e regionalmente por nossa atuação nas áreas de sustentabilidade, diversidade, ambiente de trabalho e outras, mas esse troféu no segmento ambiental e de preservação da natureza tem um sabor muito especial, já que empreendemos desde 1980 numa área exuberante, que é Jurerê Internacional, com responsabilidade de conservar o mar e a vegetação com padrões de qualidade cada vez melhores”, afirma o diretor de Negócios do Grupo Habitasul, José Mateus.
O Prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC é a mais tradicional premiação de cidadania empresarial de Santa Catarina para celebrar projetos de impacto social, ambiental e cultural desenvolvidos por empresas e organizações.
“É um reconhecimento às empresas e instituições que realmente fazem a diferença na vida das pessoas e no desenvolvimento do nosso Estado. Cada projeto inscrito representa um compromisso genuíno com a responsabilidade social, ambiental ou cultural. Parabenizamos todas as premiadas e finalistas por mostrarem que é possível unir resultados com propósito e impacto positivo na sociedade”, destaca o presidente da ADVB/SC, Ricardo Barbosa Lima.
A coordenadora de Sustentabilidade do Grupo Habitasul, Salete Pereira, explica que “o projeto ‘Resíduo Tem Valor – Transformando a cultura do lixo para a cultura do resíduo’ vai além das práticas convencionais de coleta seletiva para a reciclagem. Ele integra informação e educação ambiental, responsabilidade social, inovação e economia circular em um modelo replicável para outros empreendimentos”.
Salete conta que “tínhamos grandes desafios como garantir o apoio a alta liderança da empresa, desviar 90% dos resíduos do aterro sanitário, ou seja, era necessário enviar para a reciclagem, cadastrar os fornecedores credenciados e regularizados, engajar os colaboradores – todos, sem exceção, são geradores de resíduos -, garantir o investimento e adequações da infraestrutura mínima para iniciar o projeto e também engajar os colaboradores e fornecedores”
O projeto “Resíduo Tem Valor” promove uma gestão de resíduos responsável e eficiente, agregando valor aos negócios do Grupo Habitasul, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e transformando a experiência dos mais de 3,3 milhões de pessoas que passaram por Jurerê em 2024.
“O projeto vem gerando resultados significativos ao longo dos últimos anos. Um dos principais avanços foi o aumento expressivo da taxa média de reciclabilidade nos negócios: em 2022 o índice era de 8,75%, subiu para 32,5% em 2023 e alcançou 75% em 2024”, relata Salete Pereira.
Além disso, dois empreendimentos obtiveram antecipadamente a certificação Lixo Zero por atingirem índices superiores a 90% de desvio de resíduos do aterro: o Hotel Jurerê Beach Village, com 90,7%, e o Sistema de Água e Esgoto, com 90,8%. Outro destaque importante foi o impacto social gerado: apenas no segundo semestre de 2024, a venda de resíduos recicláveis proporcionou cerca de R$ 30 mil em retorno financeiro para as famílias cooperadas, fortalecendo a economia circular e a inclusão produtiva.
O Grupo Habitasul é uma organização sólida e reconhecida no mercado brasileiro – fundada em 1967 – com atuação em setores fundamentais para o desenvolvimento da economia do país: industrial (Irani Papel e Embalagem), imobiliário, turismo e hotelaria, com destaque para Jurerê Internacional, em Florianópolis – SC.
Criado na década de 1980 com planejamento arquitetônico, urbanístico e ambiental revolucionário, Jurerê Internacional transformou-se em referência de bairro balneário. Aliando alta qualidade de vida à sustentabilidade, Jurerê Internacional é reconhecido mundialmente pelos seus beachs clubs, hotéis, além de praia e natureza exuberante. Com sede em Porto Alegre, o Grupo Habitasul possui ainda negócios no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais – gerando quase três mil empregos. Tem como foco a sustentabilidade, a inovação, o pioneirismo e a transparência em todas as frentes.