Governo de SC impõe restrições à criação e circulação de pit bulls e outras 10 raças; saiba mais

Botões de Compartilhamento

Nesta quarta-feira (9), um decreto do governo de Santa Catarina, assinado pelo governador Jorginho Mello que regulamenta a lei que impõe restrições à criação, comercialização e circulação de pit bulls e outras 10 raças de cães no Estado. A medida já está em vigor.

Foto: Freepik

A legislação é de 2007, de autoria do deputado Marcos Vieira. Segundo o texto, entendem-se como derivados do pit bull as seguintes raças:

American Pit Bull Terrier, Staffordshire Bull Terrier, American Bully, American Staffordshire Terrier, Red Nose, Pit Monster, Exotic Bully, American Bully Pocket/Pocket Bully, American Bully Micro/Micro Bully e American Bully Micro Exotic/Micro Exotic.

A regulamentação determina que é obrigatória, a partir dos seis meses de idade, a esterilização de todos os cães da raça Pit Bull, ou dela derivada, no Estado. Além disso, ficam vedadas a circulação e a permanência de cães da raça Pit Bull em logradouros públicos, especialmente em locais com concentração de pessoas, como ruas, praças, jardins e parques públicos, bem como nas proximidades de hospitais, ambulatórios e unidades de ensino público e particular. A circulação será permitida somente desde que conduzidos por pessoas maiores de 18 anos por meio de guias com enforcador e focinheira próprios para a tipologia de cada animal.

Os proprietários e/ou condutores de cães da raça Pit Bull, ou dela derivada, são responsáveis pelos danos que venham a ser causados pelo animal sob sua guarda, conforme o decreto. O descumprimento da norma prevê multa de R$ 5 mil, que pode ser dobrada em casos de reincidência, além da possibilidade de apreensão do cão.

A fiscalização será realizada pelos municípios, com apoio da Polícia Militar, e deve contar com profissionais capacitados para acompanhar as ações. A Secretaria do Meio Ambiente promoverá campanhas educativas e auxiliará na implementação das medidas.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

SC reforça segurança nas escolas com instalação de novas câmeras e botão do pânico em 100% das unidades

Comunidade São José de Anchieta realiza festa do padroeiro neste final de semana no bairro Vista Alegre

Nota de falecimento

Arraiá da Saúde leva serviços e acolhimento à comunidade neste sábado em Rio Negrinho

Indústria catarinense cresce mais que o dobro da média nacional

Câmbio Verde arrecada mais de 3,5 toneladas de recicláveis no bairro Cruzeiro e atrai visitantes de outros municípios