Novo caso de gripe aviária é confirmado em SC

Botões de Compartilhamento

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) confirmou um caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) em uma propriedade de criação de subsistência no município de Meleiro, no Sul catarinense.

Foto: Freepik

De acordo com a Cidasc, medidas de contenção estão sendo adotadas para evitar a propagação do vírus. As amostras coletadas no local foram analisadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA/SP), reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como referência no diagnóstico da doença.

Em nota oficial divulgada nesta quinta-feira (10), a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) destacou a importância da notificação imediata de casos suspeitos, especialmente quando aves de qualquer espécie apresentarem sinais clínicos compatíveis com a influenza aviária. Confira:

“A Cidasc reforça a importância da colaboração da cadeia produtiva e da população na notificação precoce em caso de aves de qualquer espécie apresentando sinais clínicos de influenza aviária (sinais respiratórios ou neurológicos, tais como dificuldade respiratória, secreção ocular, andar cambaleante, torcicolo ou girando em seu próprio eixo, ou mortalidade alta e súbita). Santa Catarina segue comprometida com a proteção da avicultura, mantendo sua condição sanitária e exportadora de excelência. Informamos que o consumo da carne de aves e ovos é seguro e não representa qualquer risco ao consumidor final.”

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Nota de falecimento

Arraiá da Saúde leva serviços e acolhimento à comunidade neste sábado em Rio Negrinho

Indústria catarinense cresce mais que o dobro da média nacional

Câmbio Verde arrecada mais de 3,5 toneladas de recicláveis no bairro Cruzeiro e atrai visitantes de outros municípios

Brasil atinge 59,2% de crianças alfabetizadas em 2024

Rua Eduardo Rueckl receberá recapeamento asfáltico a partir de segunda-feira em Rio Negrinho