Dia do Socorrista: profissionais do Samu atuaram em mais de 90 mil ocorrências no primeiro semestre de 2025

Botões de Compartilhamento

De janeiro a junho de 2025, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou 96.715 ocorrências com a atuação direta dos profissionais das Unidades de Suporte Básico (USB) e Avançado (USA). Preparados para lidar com situações críticas e de alta complexidade, como traumas, paradas cardiorrespiratórias e acidentes graves, os socorristas garantem que o primeiro atendimento ocorra com rapidez, segurança e precisão.

Foto: Comunicação Samu/Fahece

“Nestes quase 20 anos, o Samu catarinense evoluiu com profissionais mais qualificados, pois dentro da instituição, formamos o profissional de acordo com nossas necessidades, adaptando os conhecimentos médicos, de enfermagem, de socorro ao atendimento pré-hospitalar. Hoje nossos socorristas recebem treinamento e certificação específica de acordo com suas habilidades e competências, entregando cada vez mais agilidade e qualidade a saúde dos catarinenses. Todos merecem nossa gratidão”, destaca o superintendente de Urgência e Emergência, Marcos Fonseca.

Nesta sexta-feira, 11, é celebrado o Dia Nacional do Socorrista, uma data dedicada a homenagear os profissionais que estão na linha de frente do atendimento pré-hospitalar. No contexto das USAs do Samu, os mais de 190 profissionais desempenham um papel fundamental e essencial na preservação de vidas.

“Os socorristas atendem casos de urgências e emergências 24 horas por dia. Esta data é uma oportunidade para reconhecer e valorizar os profissionais que dedicam suas vidas a salvar pessoas, independentemente de classe social, raça ou gênero. No Samu, eles cumprem uma missão essencial: oferecer um atendimento técnico, ágil e, acima de tudo, humanizado”, enfatiza a diretora-geral do Samu/Fahece, Carla Birolo Ferreira.

A enfermeira Adriana Bueno, do Samu da Macro Grande Florianópolis, resume bem a importância desses profissionais. “Sou enfermeira, mas também sou socorrista. No Samu, temos os condutores socorristas, que enfrentam o trânsito para chegar a tempo, e outros socorristas como eu, que também estão preparados para agir e salvar vidas. Cada um tem um papel essencial, e juntos formamos uma equipe que faz a diferença.”

No estado, desde janeiro de 2025, as macrorregiões que registraram o maior número de ocorrências foram Grande Florianópolis, com 18,8% de registros, Norte/Nordeste com 18,1%, e Sul, com 16,2%. Em situações de trauma, parada cardiorrespiratória ou acidentes de grande gravidade, o tempo torna-se um fator crítico. Nesses cenários, os profissionais do atendimento pré-hospitalar precisam manter a serenidade, tomar decisões com presteza e precisão. Nas ocorrências, a atuação desses socorristas pode ser determinante entre a vida e a morte.

“Talvez em nenhuma outra profissão o amor se faça tão presente quanto na missão de salvar vidas. Carregamos esse propósito desde que nos tornamos profissionais da saúde, socorristas. Que o mundo tenha sempre profissionais capacitados, mas, acima de tudo, humanos dispostos a ajudar o próximo”, declara Christian Halley de Paula, condutor socorrista há 13 anos.

O êxito das ações do Samu está diretamente relacionado à sincronicidade entre os membros da equipe. Nesse contexto, o socorrista desempenha um papel essencial, sendo o elo entre a logística do transporte e a execução dos atendimentos durante a ocorrência. Sua capacidade de comunicação, empatia e domínio técnico contribuem significativamente para a eficácia do trabalho em equipe e para a qualidade da assistência prestada a toda população catarinense.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Arraiá da Saúde leva serviços e acolhimento à comunidade neste sábado em Rio Negrinho

Indústria catarinense cresce mais que o dobro da média nacional

Câmbio Verde arrecada mais de 3,5 toneladas de recicláveis no bairro Cruzeiro e atrai visitantes de outros municípios

Brasil atinge 59,2% de crianças alfabetizadas em 2024

Rua Eduardo Rueckl receberá recapeamento asfáltico a partir de segunda-feira em Rio Negrinho

Produção de motocicletas passa de 1 milhão em 2025, diz Abraciclo