Um motorista de caminhão foi preso na tarde de domingo (13) na BR-116, em Mafra, após ser flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com uma pistola pronta para uso e comprimidos de uma substância estimulante.
O condutor, que é atirador desportivo, transportava a pistola calibre 9mm carregada ao lado de seu banco, o que contraria as normas para o esporte. A Guia de Tráfego para a arma determina que ela seja transportada desmuniciada, com a munição em recipiente separado, e apenas no trajeto de treinamento ou competição, o que não era o caso no momento da abordagem.
Os policiais também encontraram na cabine 30 comprimidos de um medicamento de uso controlado inibidor do sono, com efeito semelhante ao das anfetaminas. A fiscalização do tacógrafo do caminhão confirmou que o veículo estava em trânsito por pelo menos 24 horas sem que o motorista cumprisse as paradas para descanso obrigatórias. Aos policiais ele, disse que dormiu no máximo quatro horas desde o início da viagem, na Bahia, e que iria até o Caxias do Sul/RS.
O caminhoneiro, de 31 anos, foi encaminhado para a Polícia Civil de Mafra. Ele poderá responder pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, cuja pena pode variar de 3 a 6 anos de reclusão. O porte de medicamento controlado sem receita também pode configurar o crime de porte de droga para consumo, previsto na Lei de Drogas.