Em comemoração ao aniversário do município de Balneário Camboriú, o 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em parceria com o Governo de Santa Catarina, com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), inicia neste mês de julho o uso de drones com tecnologia de reconhecimento facial.
A medida visa reforçar a segurança em áreas estratégicas da cidade e durante os eventos comemorativos programados para o mês. Além dos drones, também serão instaladas câmeras equipadas com esta tecnologia em alguns pontos fixos.
Os drones, equipados com inteligência artificial, serão utilizados para identificar suspeitos após a ocorrência de crimes, localizar pessoas desaparecidas e monitorar indivíduos com mandados de prisão em aberto. A nova ferramenta representa um avanço tecnológico importante no combate à criminalidade e na atuação preventiva da PMSC.
Segundo o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Rafael Vicente, o uso da tecnologia vai potencializar a capacidade de resposta da corporação “estamos empregando o que há de mais moderno em segurança pública. Esses drones vão nos permitir agir com mais precisão e rapidez, tanto na identificação de criminosos quanto no apoio a situações como buscas por pessoas desaparecidas”.
A expectativa é de que o uso dos drones contribua significativamente para a redução da criminalidade e para a ampliação da sensação de segurança da população local e dos turistas que visitam a cidade durante a alta temporada de inverno.
O sistema já demonstrou eficiência em eventos como a Festa do Pinhão, em Lages, onde nenhuma ocorrência de furto foi registrada durante os 17 dias de festa. A operação combinada entre tecnologia e efetivo policial permitiu a identificação de pessoas com mandado de prisão em aberto, que foram detidas.