PMSC inicia uso de drones com reconhecimento facial em SC

Botões de Compartilhamento

Em comemoração ao aniversário do município de Balneário Camboriú, o 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em parceria com o Governo de Santa Catarina, com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), inicia neste mês de julho o uso de drones com tecnologia de reconhecimento facial.

A medida visa reforçar a segurança em áreas estratégicas da cidade e durante os eventos comemorativos programados para o mês. Além dos drones, também serão instaladas câmeras equipadas com esta tecnologia em alguns pontos fixos.

Os drones, equipados com inteligência artificial, serão utilizados para identificar suspeitos após a ocorrência de crimes, localizar pessoas desaparecidas e monitorar indivíduos com mandados de prisão em aberto. A nova ferramenta representa um avanço tecnológico importante no combate à criminalidade e na atuação preventiva da PMSC.

Segundo o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Rafael Vicente, o uso da tecnologia vai potencializar a capacidade de resposta da corporação “estamos empregando o que há de mais moderno em segurança pública. Esses drones vão nos permitir agir com mais precisão e rapidez, tanto na identificação de criminosos quanto no apoio a situações como buscas por pessoas desaparecidas”.

A expectativa é de que o uso dos drones contribua significativamente para a redução da criminalidade e para a ampliação da sensação de segurança da população local e dos turistas que visitam a cidade durante a alta temporada de inverno.

O sistema já demonstrou eficiência em eventos como a Festa do Pinhão, em Lages, onde nenhuma ocorrência de furto foi registrada durante os 17 dias de festa. A operação combinada entre tecnologia e efetivo policial permitiu a identificação de pessoas com mandado de prisão em aberto, que foram detidas.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Aposentados têm até dia 21 para aderir ao plano de devolução

PMSC inicia uso de drones com reconhecimento facial em SC

Trator cai de ribanceira e condutora sofre ferimentos graves em SC

7º Fórum de Hidrologia vai debater soluções para eventos hidrológicos extremos em Rio Negrinho

Obras na Serra Dona Francisca mantêm trânsito em sistema Pare e Siga nesta quarta-feira

Comandante-Geral da PMSC visita o 23º BPM e reforça laços com a comunidade de São Bento do Sul