A movimentação de mercadorias no Porto de São Francisco neste primeiro semestre manteve a tendência de crescimento registrada desde 2023. Entre janeiro e junho, 8,8 milhões de toneladas passaram pelo terminal do Norte catarinense. No mesmo período do ano passado foram movimentadas 8,7 milhões de toneladas.
As exportações representaram 54% (4,7 milhões de toneladas), impulsionadas pelos grãos, que totalizaram 4,4 milhões de toneladas (soja, 3,4 milhões, e milho, com 1 milhão). Já as importações somaram 4,1 milhões de toneladas (46%), com destaque para os 2,3 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos provenientes da China e 1,5 milhão de fertilizantes, vindos do Oriente Médio, principalmente, Egito, Omã e Irã.
“O Porto de São Francisco segue desempenhando o seu importante papel como um dos principais corredores logísticos do Sul do Brasil. O crescimento dos últimos anos exige uma gestão alinhada com os interesses dos operadores que utilizam o Porto para desenvolver os seus negócios de importação e exportação como a que tem feito o governador Jorginho Mello”, avalia o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), Beto Martins.
Para o presidente do Porto, Cleverton Vieira, o crescimento é resultado da gestão técnica, aliada ao desempenho eficiente dos operadores portuários e demais colaboradores do terminal.
“Nos últimos dois anos conseguimos alcançar as maiores movimentações da história do Porto: em 2023, 16,8 milhões de toneladas e em 2024, 17 milhões de toneladas. Pensamos que tínhamos atingido o nosso limite, mas este aumento no primeiro semestre do ano, nos faz pensar que todos os investimentos em infraestrutura realizados nos últimos meses têm contribuído para esse contínuo crescimento ”, afirma Vieira.
Nos últimos dois anos, ressalta ele, foram realizadas obras estruturantes que melhoraram a competitividade do Porto.
“Além de abrirmos um novo acesso, investimos R$ 200 milhões em infraestrutura portuária, incluindo o novo parque tecnológico e reformas nos equipamentos”.
Para os próximos meses, também serão aplicados R$ 324 milhões na dragagem de aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga, R$ 18 milhões na obra de recuperação do Berço 201 e R$ 12,5 milhões na quarta faixa da BR-280, no acesso ao Porto.
Dados gerais do Porto: