Drones com reconhecimento facial da PMSC identificam foragido da Justiça em Balneário Camboriú

Botões de Compartilhamento

Um homem procurado pela Justiça foi identificado e preso na tarde deste sábado, 19, em Balneário Camboriú, graças à atuação integrada do sistema de monitoramento por câmeras com reconhecimento facial e o motopatrulhamento da Polícia Militar. A ação ocorreu na Avenida Atlântica, nas proximidades da Rua 2100, por volta das 15h20.

Foto: Leo Munhoz / SECOM

O suspeito foi localizado após ser reconhecido por câmeras inteligentes operadas por drones e pelo sistema de vigilância urbana. O alerta foi emitido pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), informando que o suspeito possuía um mandado de prisão em aberto por pensão alimentícia.

A equipe de motopatrulhamento do 12º Batalhão da Polícia Militar localizou o homem rapidamente e fez a abordagem. Nada de ilícito foi encontrado durante a revista pessoal, mas a ordem judicial foi confirmada após consulta ao sistema judiciário. O homem foi conduzido, sem lesões, até o Presídio da Canhanduba em Itajaí.

A prisão reforça a importância do uso da tecnologia no combate à criminalidade e no apoio à segurança pública em Santa Catarina. O uso de drones com reconhecimento facial tem se mostrado uma ferramenta eficaz na localização de foragidos e no monitoramento de áreas com grande circulação de pessoas.

“Estamos investindo pesado em tecnologia para melhorar ainda mais o trabalho das nossas forças de segurança. A gente já está fazendo testes com câmeras fixas da PM com o uso do reconhecimento facial e agora também usando o drone para ajudar a identificar e prender pessoas procuradas pela Justiça. É uma união de esforços da nossa secretaria da Segurança Pública para que possamos manter esse título que tanto nos orgulha que é do estado mais seguro do Brasil”, disse o governador Jorginho Mello durante sua participação no evento de aniversário da cidade neste domingo.

Neste final de semana em que o município de Balneário Camboriú completa 61 anos de emancipação política, o Governo de Santa Catarina está realizando os primeiros testes com drones no processo de reconhecimento facial. A novidade, já anunciada pelo governador Jorginho Mello, faz parte dos estudos de viabilidade técnica com câmeras inteligentes para reconhecimento facial, que vêm sendo realizados em grandes eventos públicos pelo Estado, sob coordenação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Como funciona o sistema

O sistema opera por meio de câmeras inteligentes que captam imagens faciais em tempo real. Os registros são automaticamente cruzados com os bancos de dados da Segurança Pública e, caso haja alguma restrição, o sistema emite um alerta para a central de monitoramento. A guarnição mais próxima é acionada, realiza a abordagem, confirma a identidade e, se necessário, efetua a detenção para os devidos procedimentos legais.

Nos primeiros testes serão utilizados três drones adquiridos pela Polícia Militar de Santa Catarina, que serão operados por policiais militares. Os equipamentos são da marca DJI, sendo um modelo Mavic 3 Enterprise Thermal e dois modelos Matrice 30T Thermal.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Homem é preso ao tentar registrar boletim de ocorrência em delegacia de SC

Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado

Santa Catarina tem mais de 10 mil vagas de emprego abertas pelo Sine

Polícia Civil deflagra operação “Dominó” contra facção criminosa em SC

Setembro Verde: Cepon é destaque em doação de córneas no estado

Alunos e JCI recebem certificados do Concurso de Oratória nas Escolas