Na manhã desta terça-feira (22), Bombeiros militares foram mobilizados para uma operação com rapel que resultou no resgate de um cão, que estava desaparecido há 11 dias após cair de uma encosta com 40 metros de altura em Morro Grande, no Extremo Sul de Santa Catarina. A ocorrência foi registrada em uma área de mata na localidade de Nova Roma.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Araranguá e Sombrio, responsáveis pela ação, o cão estava “visivelmente debilitado” e recebeu hidratação e alimentação ainda no local. Em seguida, os militares realizaram a subida com cordas para removê-lo da área de difícil acesso.
Os socorristas foram informados de que o animal havia caído em uma área de risco. Devido à altura da encosta, foi necessário percorrer uma trilha de 5 quilômetros e, posteriormente, realizar uma operação com rapel para alcançar o ponto onde o cão teria caído. No entanto, na primeira descida, o animal não foi localizado.
A operação prosseguiu em outro ponto da encosta, onde o cachorro foi enfim encontrado. Após o resgate, ele foi devolvido ao tutor, morador de Morro Grande.