Na sexta-feira (18), a administração municipal realizou um coletiva de imprensa para apresentar um balanço dos seis primeiros meses da administração municipal em 2025, onde o prefeito Antonio Tomazini mostrou diversas realizações de todos os setores. A Empresa Municipal de Habitação (Emhab) também veio a público para prestar contas das ações desenvolvidas neste período nesta ocasião.
A Emhab é responsável pela promoção e implantação de programas habitacionais de interesse social no município. Segundo a nova diretoria, que assumiu em janeiro deste ano, o primeiro semestre de 2025 foi marcado por importantes avanços, com foco na ampliação do acesso à moradia digna, regularização fundiária e fortalecimento da comunicação com os moradores de São Bento do Sul.
Além de disponibilizar um novo site onde consta todo trabalho realizado e os programas oferecidos pela autarquia, a Emhab também criou perfis nas redes sociais. Ainda, foi disponibilizado um canal de comunicação direta com a população através de atendimento digital, tudo com o objetivo de facilitar a comunicação com os cidadãos são-bentenses. “Trabalhamos com seriedade, escuta ativa da população e, acima de tudo, com compromisso com as famílias que mais precisam. Muitas dessas ações vão render frutos pelos próximos anos, consolidando uma política habitacional mais justa, eficiente e transparente”, destacou o diretor-presidente da autarquia, Airton Ramos.
Confira os principais resultados obtidos pela EMHAB nos primeiros seis meses de 2025:
Captação de recursos federais:
A Emhab garantiu o repasse de R$ 4 milhões junto a Deputado Federal para 2026. O recurso será destinado à construção de aproximadamente 120 unidades habitacionais a partir de 2026, sendo o valor utilizado para quitação da entrada dos imóveis. município.
Habilitação junto à Caixa Econômica Federal:
A autarquia foi habilitada para o lançamento de chamamento público visando a construção de 150 unidades residenciais voltadas à população de baixa renda, pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
Conclusão da obra e seleção Belém I e II
As obras das 12 unidades residenciais dos Condomínios Belém I e II, no bairro Serra Alta, entraram em fase final. A seleção das famílias que irão morar nas novas casas também já está em andamento, por meio de processo público e transparente.
Banco de Materiais:
Foi criado o Banco de Materiais da Emhab, uma iniciativa social para arrecadação e redistribuição de materiais de construção. O objetivo é atender famílias em situação de vulnerabilidade que precisam realizar reformas ou melhorias em suas moradias.
Regularização fundiária – Programa Lar Legal:
A Emhab firmou convênio com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e o Governo do Estado para adesão ao programa Lar Legal. A parceria permitirá a regularização fundiária de centenas de moradias, garantindo segurança jurídica às famílias.
Programa “Casa em Dia”:
A autarquia lançou o programa Casa em Dia, com foco na renegociação de mais de 100 contratos de mutuários que se encontravam inadimplentes ou em situação de insegurança. A medida dá nova oportunidade às famílias de manterem seus imóveis regularizados.
Parceria com a COHAB-SC:
Foi firmado um Termo de Cooperação Técnica com a Companhia de Habitação de Santa Catarina (COHAB-SC) para iniciar o processo de regularização de cerca de 200 unidades habitacionais nos conjuntos já existentes em São Bento do Sul.
Comprometimento
As ações dos primeiros seis meses da atual gestão demonstram o comprometimento da Emhab com a missão de promover inclusão social por meio do acesso à moradia digna. Além das iniciativas já em andamento, novos projetos estão sendo planejados para os próximos meses, sempre com foco na inovação, na transparência e no cuidado com as famílias são-bentenses.