Ciclone mantém ventos fortes e mar agitado em Santa Catarina nesta terça-feira; confira a previsão

Botões de Compartilhamento

O vento permanece intenso nesta terça-feira (29), em Santa Catarina, ainda em decorrência da atuação de um ciclone que começa a se afastar para alto mar. Ao longo do dia, são esperadas rajadas de vento do quadrante sudoeste/sul, especialmente do centro ao leste catarinense, com maior intensidade na faixa litorânea.

Nessas regiões, o vento sopra com velocidade média entre 30 e 40 km/h, com rajadas que podem variar entre 50 e 70 km/h. O risco é moderado para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, e danos na rede elétrica.

Foto: Maurício Vieira/ SECOM GOVSC

Os ventos de sul, associados ao ciclone e à fase da lua, também favorecem a condição para alagamentos costeiros no litoral catarinense, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. A situação exige atenção durante a tarde desta terça-feira (29) e a madrugada de quarta-feira (30). Os picos de maré estão previstos para os seguintes horários:

  • Terça-feira (29): 15h30 em Balneário Rincão, 16h15 em Imbituba, 17h15 em Florianópolis e Itajaí.
  • Quarta-feira (30): 03h30 em Balneário Rincão, 04h em Imbituba, 04h40 em Florianópolis e 05h15 em Itajaí.

O mar também segue bastante agitado, com risco alto a muito alto para ressaca. As ondas variam entre 3,5 e 4,0 metros no litoral, podendo chegar a 5,0 metros no Litoral Sul e Grande Florianópolis, em alto mar ainda maiores. A recomendação é de cautela para atividades de pesca, esportes náuticos e navegação em geral.

Temperaturas

Além do vento e da agitação marítima, a chegada de uma massa de ar frio e seco mantém as temperaturas baixas. Entre o Grande Oeste e os Planaltos, os termômetros registram mínimas abaixo de 5°C, podendo atingir 0°C nas áreas mais elevadas. No litoral e regiões próximas, as mínimas não passam de 10°C.

Na quarta-feira (30), o tempo firma e o sol predomina em todas as regiões catarinenses. O mar permanece agitado com ondas entre 3,0 e 3,5 metros, mas diminuindo a ondulação ao longo do dia, mantendo o risco alto para ressaca. À tarde, as temperaturas começam a subir de forma gradativa, mas o frio ainda predomina durante as noites e madrugadas.

Já na quinta-feira (31), o tempo segue firme e ensolarado, com temperaturas mais amenas ao amanhecer e sensação térmica mais agradável ao longo do dia. Na sexta-feira (01) e sábado (02), o cenário se repete, com sol entre poucas nuvens e temperaturas em elevação. Para esses dias, não há previsão de riscos meteorológicos.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Polícia procura suspeitos de tentativa de homicídio na Rodovia dos Móveis

Veículo clonado, transportando 443 kg de maconha, é apreendido na divisa entre SC e PR

Secretário-executivo do Ministério da Previdência tem prisão decretada

Roubo a banco em Doutor Pedrinho mobiliza forças de segurança e tem carro incendiado

Ingresso solidário com 1 kg de ração garante diversão na pista de patinação em Rio Negrinho

Motociclista fica ferido em colisão com carreta na BR-280, em Mafra