A cidade de Mafra, no Planalto Norte catarinense, foi confirmada como uma das sedes do programa Alesc Itinerante, que leva as atividades da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para o interior do estado. A edição no município está agendada para os dias 5 e 6 de agosto, conforme o Ato da Mesa nº 399/2025.
O objetivo do programa é aproximar o Parlamento da população, promovendo a descentralização dos trabalhos legislativos, com sessões plenárias e reuniões de comissões realizadas fora da capital. Além disso, a iniciativa busca ouvir as demandas locais e discutir pautas específicas de cada região.
Mafra se junta a outras duas cidades já confirmadas para receber o Alesc Itinerante em 2025:
As escolhas representam diferentes regiões de Santa Catarina — Oeste, Norte e Vale do Itajaí. Já as regiões Sul e Serrana devem receber o programa apenas em 2026, com cidades-sede ainda a serem definidas. A seleção dos municípios é baseada em indicações das bancadas regionais da Alesc.
O Alesc Itinerante foi oficializado pela Resolução 1/2025, aprovada em março deste ano, garantindo a continuidade do projeto iniciado em 2024. No ano passado, cinco cidades receberam o programa, que resultou na aprovação de 149 matérias legislativas. A expectativa é manter esse ritmo de produtividade e engajamento, agora com Mafra no centro das discussões políticas do estado.
Durante os dois dias de evento, o município será palco de debates importantes, com foco em temas de interesse da região do Planalto Norte, proporcionando mais proximidade entre os parlamentares e os cidadãos catarinenses.