Câmara de Vereadores de São Bento do Sul celebra 20 anos de sua nova sede

Botões de Compartilhamento

Câmara de Vereadores de São Bento do Sul celebra 20 anos de sua nova sede com legado de inovação, cultura e participação popular.Quantas histórias cabem em 20 anos? Para a Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, são milhares. Entre 2005 e 2025, mais de 4.500 projetos de lei passaram pelo plenário da nova sede, discutidos por mais de 60 parlamentares que representaram o município ao longo dessas duas décadas. Inaugurado em 29 de julho de 2005, o prédio trouxe não apenas modernidade e estrutura, mas também um símbolo da cultura germânica e da proximidade entre o poder público e os munícipes.

A antiga sede, que funcionava desde 1904 na Rua Jorge Lacerda, já não atendia mais às necessidades da cidade — nem mesmo possuía banheiro feminino. A ex-vereadora Clelia Roesler, primeira mulher a ocupar uma cadeira e também a presidência da Câmara, decidiu então viabilizar a construção de um novo espaço. Junto do marido, o também ex-vereador Arno Roesler, projetou o prédio com traços arquitetônicos inspirados na tradicional casa de Cecília Buschle, patrimônio histórico da cidade.

O atual terreno da Câmara, na Rua Vigando Kock, foi cedido com o apoio de Hilário Rank, então presidente da Fundação Cultural. Clelia, emocionada, recorda o apoio constante do marido em cada etapa do projeto: “Eu tenho muito orgulho. Quando entro na Câmara, falo: ‘Meu Deus, eu tive coragem de fazer isso aqui’”, conta. Arno Roesler faleceu em maio de 2025, deixando um legado de comprometimento e amor por São Bento do Sul.Embora não tenha conseguido inaugurar a obra como presidente, Clelia passou o bastão ao vereador Deodato Hrushcka, que finalizou o projeto com melhorias como acessibilidade e acústica.

A inauguração oficial reuniu autoridades como o então governador Luiz Henrique da Silveira, o prefeito Fernando Mallon e os demais vereadores, marcando a data com entusiasmo e o tradicional “viva a São Bento do Sul”.Um painel que conta a históriaUm dos grandes destaques do plenário da nova Câmara é o painel esculpido em cedro rosa, com 32 metros de comprimento e 300 kg. Idealizado por Hrushcka e confeccionado em 2006 pelo artista Evaldo Pereira Greinert, o painel retrata a história de São Bento do Sul: da chegada dos imigrantes à modernidade, representando também a musicalidade e o folclore da cidade.

As notas musicais presentes são parte do hino municipal. A obra levou cerca de nove meses para ser concluída e se tornou um marco cultural do espaço.Caminhos para o futuro.

Atualmente presidida por Gilmar Pollum, a Câmara vive um novo momento, guiada pelos pilares da transparência, eficiência e participação popular. “É uma honra estar à frente da 20ª legislatura desta Casa de Leis”, afirma Pollum. Entre os projetos em andamento estão o Câmara sem Papel, que visa digitalizar todos os processos legislativos, e o Câmara Na Mão, aplicativo para facilitar o diálogo entre o cidadão e o Legislativo.Outra prioridade é a reorganização da Lei Orgânica e do Regimento Interno, buscando tornar os processos mais acessíveis e atualizados.

“É momento de organizar a Casa para dar mais acessibilidade para a população”, destaca o presidente.A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul permanece de portas abertas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h, com atendimento à população e o projeto “Câmara de Portas Abertas”, que estimula visitas e a participação cidadã.

Duas décadas depois de sua inauguração, a nova sede da Câmara é mais do que um prédio público: é um reflexo da evolução política, cultural e social de São Bento do Sul.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Confira a lista de cursos superiores semipresenciais autorizados pelo MEC

São Bento do Sul: Transpão avança com conclusão de projeto executivo e protocolo de licença ambiental de instalação

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em SC

Acidente no bairro Vila Nova deixa vítima em Rio Negrinho; mulher morreu no hospital horas depois

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina investe em nova frota de drones para otimizar atendimentos

Rally de Rio Negrinho proporcionou muitas emoções no fim de semana