MPSC denuncia 26 homens por maus-tratos a animais em rinha de galos em Joinville

Botões de Compartilhamento

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 21ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville, denunciou 26 homens por envolvimento em uma rinha de galos, prática ilegal que configura maus-tratos a animais. A denúncia decorre de uma ação realizada no dia 23 de setembro de 2023, no bairro Paranaguamirim, em Joinville.

Foto: MPSC/Divulgação

Na ocasião, por volta das 17h40, policiais militares cumpriram mandado de busca e apreensão e flagraram os denunciados promovendo brigas entre 22 galos. O local possuía estrutura específica para realização da rinha, caracterizando o crime previsto na legislação ambiental.

Para 24 dos denunciados, o MPSC propôs a suspensão condicional do processo. Como forma de reparação pelos maus-tratos, cada um deverá pagar R$ 11 mil, valor que será destinado à implantação de uma Unidade de Recebimento e Triagem de Animais Silvestres na Unisociesc Joinville, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina. Eles também deverão participar de palestras sobre posse responsável e educação ambiental. Caso cumpram as condições e não reincidam em dois anos, o processo será arquivado.

Outros dois envolvidos, que possuem antecedentes criminais, não poderão usufruir do benefício e responderão à ação penal, caso a Justiça aceite a denúncia.

O Ministério Público também solicitou à Justiça a perda definitiva da posse dos animais e a destruição das instalações utilizadas para a rinha. “Essa é uma prática cruel que causa grande sofrimento aos animais envolvidos e que é combatida pelo Ministério Público com veemência”, afirmou a Promotora de Justiça Simone Cristina Schultz. Os galos apreendidos serão tratados, recuperados e, posteriormente, encaminhados para adoção.

Foto: MPSC/Divulgação

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Professor é condenado a mais de 77 anos de prisão por crimes sexuais contra alunas em SC

Sábado é dia de hambúrguer solidário em prol do Seminário São José

Ritmo intenso para deixar tudo pronto para a Feistock

Arthur Meirelles brilha na China e conquista bronze histórico no Grand Slam Challenge de Taekwondo

Escola Aurora Siqueira Jablonski realiza sua 1ª Mostra de Arte no MAK Center

IBGE divulga os nomes mais comuns em SC; confira o ranking