Entidades de São Bento do Sul se unem e oficializam pedido de aumento do efetivo policial ao Comando-Geral da PM

Botões de Compartilhamento

Em uma demonstração de união em prol da segurança pública, a Associação Empresarial de São Bento do Sul (ACISBS), a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) protocolaram nesta terça-feira (29) um ofício conjunto destinado ao Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel PM Emerson Fernandes.

O encontro aconteceu na terça-feira (29) em Florianópolis com o presidente da Associação Empresarial de São Bento do Sul (ACISBS) Gabriel Weihermann e o 1° Vice-presidente De Patrimônio, Alexandre Wiggers. O documento solicita, em caráter de urgência, a ampliação do efetivo policial militar no município.

Relevância econômica

Um dos pontos centrais do documento é o paradoxo entre a importância econômica de São Bento do Sul e o tratamento recebido na distribuição de efetivo. O município ocupa a 18ª posição no ranking do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina, mas não recebe novos policiais há anos. Em contrapartida, “cidades menores e com menor expressão econômica têm sido contempladas com reforços”, aponta o ofício, que pede mais equidade na alocação de novos formandos.

Penitenciária

A situação tornou-se ainda mais crítica com o início das operações da nova Penitenciária Industrial. Este fator, segundo as entidades, representa um desafio adicional significativo para a segurança local, com potencial para o aumento da criminalidade e a necessidade de reforço imediato nas operações de policiamento preventivo.

As entidades reconhecem o excelente trabalho da atual guarnição da PM, que registrou mais de 580 prisões em 2024. Contudo, alertam que a sustentabilidade desses resultados está comprometida sem o devido reforço. “A segurança pública é alicerce fundamental para o desenvolvimento econômico e social. São Bento do Sul, como importante centro econômico de Santa Catarina, merece atenção compatível com sua contribuição para o estado”, conclui o documento.

O Presidente da Acisbs, Gabriel Weihermann, destaca pontos positivos do encontro. “A visita foi muito importante para estreitar o relacionamento entre as entidades, a Polícia Militar e o Comando-Geral. Eles já estavam cientes da falta de efetivo, mas a união reforça ainda mais a solicitação, proporcionando força para que possam enviar novos policiais para a cidade. Tivemos conversas também referente a legislação do policial temporário, que abrirá outras possibilidades para a vinda de policiais para a cidade”, ressalta.

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

Acidente com três veículos mobiliza socorristas na BR-116 em Mafra

Justiça determina suspensão de audiência pública sobre reforma Administrativa evento aconteceria nesta sexta-feira na Câmara de Vereadores

Homem fica gravamente ferido em acidente com trator no interior de Porto União

Santa Catarina ultrapassa 2,5 mil toneladas na safra da tainha 2025

Prefeitura de Campo Alegre realiza alargamento de estrada na comunidade de Avenca do Rio Negro

Núcleo de Jovens Empreendedores realiza visita técnica na Empresa Multinova