Deputada Carla Zambelli seguirá presa na Itália durante processo de extradição

Botões de Compartilhamento

Nesta sexta-feira (1º), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) passou por audiência de custódia em Roma, na Itália. A Justiça italiana decidiu que a parlamentar brasileira permanecerá presa durante todo o processo de extradição, negando a possibilidade de prisão domiciliar ou de responder em liberdade.

Lula Marques/ Agência Brasil

Zambelli foi detida na última terça-feira (29) e transferida na quinta-feira (31) para o presídio feminino Germana Stefanini, localizado no complexo penitenciário de Rebibbia — o maior da Itália. A unidade, que atualmente abriga 371 mulheres em um espaço com capacidade para 272, já foi administrada por freiras e recebeu o Papa Francisco em 2024, ocasião em que o pontífice celebrou missa e lavou os pés de detentas.

A extradição da deputada foi solicitada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em 11 de junho. O pedido foi entregue ao governo italiano pelo embaixador brasileiro em Roma, Renato Mosca. Moraes também determinou que a Advocacia-Geral da União (AGU) tome as medidas necessárias para garantir a conclusão do processo.

Carla Zambelli foi condenada em maio deste ano a 10 anos de prisão pelo STF por envolvimento na invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023. Ela deixou o Brasil duas semanas após a condenação e permaneceu foragida na Itália por cerca de dois meses.

A defesa da parlamentar afirma que ela se entregou espontaneamente às autoridades italianas. No entanto, segundo o deputado italiano Angelo Bonelli, a prisão ocorreu após ele denunciar o paradeiro da deputada.

Zambelli deverá passar por nova audiência de custódia no dia 13 de agosto. O processo de extradição, contudo, não tem prazo definido e pode se prolongar por anos, a depender da decisão da Justiça italiana.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Câmara de Vereadores de Rio Negrinho define comissões permanentes para os trabalhos legislativos

Último período de matrículas na rede estadual de ensino de SC começa nesta terça-feira

Proteção e fé: terça-feira tem missa com bênção da garganta na Igreja Matriz e em Volta Grande

Rio Negrinho realiza os primeiros mutirões do programa Pet Levado a Sério do ano

Mulher fica ferida após colisão entre motocicleta e carro em São Bento do Sul

Governo de SC inicia pavimentação de área de escape na Serra Dona Francisca