Neste 4 de agosto, comemora-se o Dia do Padre, uma data especial que homenageia os homens que dedicam suas vidas a servir a Deus e às comunidades. A celebração acontece no mesmo dia da festa de São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes, e foi instituída em 1929 pelo Papa Pio XI.
Ser padre é mais do que exercer um ministério: é ser pai espiritual, é guiar, aconselhar, perdoar e abençoar, como instrumento vivo da misericórdia de Deus. Por meio do sacerdócio, os padres assumem a missão de conduzir o povo no caminho do bem, da verdade e do amor, conforme os passos de Jesus Cristo.
Na carta aos Hebreus (5, 1-2), a Sagrada Escritura ensina:
“De fato, todo sumo sacerdote é tomado do meio do povo e representa o povo nas suas relações com Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Ele sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraquezas.”
São Francisco de Assis, grande santo da Igreja, dizia sobre os sacerdotes:
“A todos hei de respeitar, amar e honrar, como a meus senhores. E isto faço porque do mesmo altíssimo Filho de Deus nada vejo corporalmente neste mundo senão o seu santíssimo Corpo e Sangue, que eles consagram e somente eles administram aos demais.”
É por tudo isso que, neste dia 4 de agosto, a comunidade de Rio Negrinho expressa gratidão e carinho aos padres que atuam em nosso meio, sempre presentes com palavras de consolo, celebrações cheias de fé e ações concretas de amor ao próximo.
Nossos agradecimentos e orações aos sacerdotes que servem com dedicação em Rio Negrinho:
Que Deus continue os abençoando e fortalecendo nesta linda vocação! Que a comunidade saiba reconhecer, valorizar e rezar por cada um, vendo neles o rosto do próprio Cristo.
🙏 Feliz Dia do Padre!