Uma servidora foi exonerada e outras duas afastadas temporariamente após uma denúncia de negligência no atendimento a uma criança de 1 ano e 4 meses em uma creche municipal de Videira, no Meio-Oeste de Santa Catarina. O caso ocorreu na última sexta-feira (1º) e foi relatado por meio do canal de ouvidoria do município.
De acordo com o relato dos pais, a criança não estaria sendo alimentada de forma adequada e, em diversas ocasiões, teria ficado ao longo de toda a manhã sem receber alimentação.
Por conta da gravidade, a Secretaria de Educação iniciou uma averiguação interna, que constatou a ausência de alimentação adequada e a falta de atenção e outros cuidados essenciais que, segundo a pasta, deveriam ter sido prestados à criança.
A investigação da secretaria identificou três servidoras diretamente envolvidas: uma contratada em caráter temporário e duas servidoras efetivas do quadro municipal.
Conforme a prefeitura, as servidoras não são professoras, mas sim atendentes da creche. Elas deverão responder a um procedimento disciplinar, instaurado para apurar as circunstâncias. “Caso seja confirmada a responsabilidade das servidoras, serão aplicadas as sanções cabíveis, com base nos rigores da legislação”, completa a secretaria.
A administração ressaltou que o fato foi isolado e não representa o serviço prestado nas instituições de ensino do município.