Santa Catarina gera 6,5 mil novos empregos formais em junho e se mantém como a terceira melhor renda do país

Botões de Compartilhamento

Santa Catarina registrou a criação de 6.538 novos postos de trabalho com carteira assinada no mês de junho. Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta segunda-feira (4).

Foto: Mauricio Vieira/SECOM

No acumulado do ano, de janeiro a junho de 2025, o estado manteve um crescimento acima da média nacional. No período, Santa Catarina teve o 4º melhor saldo acumulado entre as Unidades Federativas (UFs). Desta forma, com o saldo de 80.381 novos empregos, Santa Catarina ficou atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. O saldo representa  um crescimento de 3,13% no estoque de trabalhadores formais, desempenho superior ao crescimento acumulado do Brasil (2,59%) e da Região Sul (2,91%).

“Santa Catarina é um estado que produz muito, com um povo muito dedicado e trabalhador. E o Governo do Estado tem feito o dever de casa, apoiando quem produz, quem gera emprego, renda, com infraestrutura de qualidade e segurança jurídica. Isso é fundamental também para atrair mais investimentos e garantir mais oportunidades de trabalho pra nossa gente”, ressaltou o governador Jorginho Mello.

O secretário de Estado do Planejamento, Fabrício Oliveira, destaca o papel relevante de Santa Catarina no cenário socioeconômico nacional.

“No mês de junho, mantivemos nossa terceira posição no ranking nacional em salário médio de admissão do país, com o valor de R$2.325. Isso nos posiciona atrás apenas do Distrito Federal e do estado de São Paulo, duas federações de alto contingente populacional e custo de vida. Na Indústria de Transformação, o ritmo de contratação em solo catarinense é quase 50% acima da média nacional. As evidências reforçam nosso papel estratégico na geração de oportunidades e desenvolvimento regional. Por determinação do governador Jorginho Mello, continuaremos empenhados em fortalecer políticas públicas que valorizem o emprego e promovam melhores condições de vida para a população catarinense”, afirmou o secretário.

Desempenho setorial

No mês isolado de junho, os Serviços lideraram as contratações em Santa Catarina, com a criação de 3.321 novos postos formais de trabalho. O saldo representou 50,8% das novas vagas. Em seguida, vieram o Comércio, com 1.033 novas vagas; e a Indústria, com 1.027, que foram responsáveis por 15,8% e 15,7% das contratações, respectivamente. 

O setor de Construção, por sua vez, teve participação de 10,2% na oferta de novas vagas, enquanto a Agropecuária participou com a abertura de 7,5%. Destaca-se que, durante o referido mês de junho, todos os grandes grupamentos tiveram expansão do emprego em Santa Catarina. Os municípios com os maiores saldos foram Joinville (902), seguido por Florianópolis (623) e Itajaí (557 novas vagas).

No acumulado do ano, de janeiro a junho de 2025, os setores que mais geraram empregos em SC foram os Serviços, com 31.263 novas vagas e a Indústria, com 29.875. Em seguida, vieram a Construção (12.145), o Comércio (6.713), e a Agropecuária (385 novas contratações). Em síntese, os municípios com os maiores saldos acumulados foram Joinville (7.558), Chapecó (3.780) e Blumenau (3.706 novas vagas).

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

Confira as vagas de emprego disponíveis no SINE de Rio Negrinho

Escola em tempo integral deve ter jornada mínima de 35 horas semanais

Fórum de Hidrologia reúne especialistas para debater soluções contra cheias em Rio Negrinho

Estudo projeta aumento de 36% em mortes por câncer colorretal até 2040

Santa Catarina gera 6,5 mil novos empregos formais em junho e se mantém como a terceira melhor renda do país

Motorista fica ferida após colidir carro com carreta estacionada em Mafra