Corpo de Bombeiros de SC realiza treinamento de resgate em altura na Roda Gigante em Balneário Camboriú

Botões de Compartilhamento

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina realizou um treinamento de resgate em altura na manhã do último sábado (2), em Balneário Camboriú. A simulação envolveu um parapente preso na estrutura da FG Big Wheel, a roda-gigante da cidade, a 82 metros acima do nível do mar, e chamou a atenção de turistas e moradores.

Foto: FG/Reprodução

A ação fez parte da preparação final da equipe catarinense que representará o estado no ROPE Days 2025, maior evento técnico de salvamento em altura da América Latina. Segundo a corporação, “o cenário da roda-gigante reproduziu com fidelidade as situações que a equipe enfrentaria na competição, que acontece em São Paulo, a partir desta terça-feira (5)”.

A competição internacional reúne as melhores equipes do Brasil e do exterior, que enfrentam diversos cenários desafiadores, simulando resgates reais em ambientes urbanos, naturais e industriais. Nas últimas duas edições da competição, a equipe de Santa Catarina conquistou o 2º lugar em 2023 e o 1º lugar em 2024, evidenciando o alto nível técnico e a dedicação dos bombeiros militares e instrutores catarinenses.

O treinamento teve duração aproximada de 2 horas, incluindo análise da estrutura, definição de estratégias de resgate, montagem de sistemas de acesso e segurança, simulação de atendimento e retirada de vítima em altura, evacuação controlada e retorno ao estado de prontidão da equipe.

Participaram bombeiros militares das cidades de Canoinhas, São Bento do Sul, Timbó, Tubarão, Braço do Norte, Navegantes e Rio do Sul — todos instrutores e especialistas em salvamento em altura. A ação também contou com o suporte da equipe da FG Big Wheel, que deu todo o apoio necessário para a realização da simulação no complexo.

“Foi uma experiência inédita e extremamente valiosa para nós. A estrutura desafiou os padrões tradicionais de salvamento em altura, exigindo criatividade, técnica e trabalho em equipe. Mais do que uma preparação para o evento, foi uma forma de garantir que estávamos prontos para atuar com segurança e eficiência em qualquer situação real que envolvesse estruturas complexas. E poder fazer isso em um dos cartões-postais de Balneário Camboriú, cidade onde trabalho atualmente, tornou este treinamento ainda mais especial”, finalizou o Sd BM Dadalt, bombeiro militar e instrutor de salvamento em altura.

Foto: FG/Reprodução

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Rio Negrinho se despede de Jamil Jurich, marido da ex-vereadora e professora Liliana Schroeder

Polícia Civil de SC cumpre mandados contra adolescentes investigados por maus-tratos ao cão Orelha

Santa Catarina recebe primeiro lote do anticorpo contra o vírus sincicial respiratório

Confira os filmes que estreiam no Cine Gracher esta semana

De Rio Negrinho para Londres: jovem designer transforma moda em linguagem e chega à London Fashion Week

Homens são flagrados com carga de perfumes e remédios emagrecedores na BR-101 em Joinville