O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina realizou um treinamento de resgate em altura na manhã do último sábado (2), em Balneário Camboriú. A simulação envolveu um parapente preso na estrutura da FG Big Wheel, a roda-gigante da cidade, a 82 metros acima do nível do mar, e chamou a atenção de turistas e moradores.
A ação fez parte da preparação final da equipe catarinense que representará o estado no ROPE Days 2025, maior evento técnico de salvamento em altura da América Latina. Segundo a corporação, “o cenário da roda-gigante reproduziu com fidelidade as situações que a equipe enfrentaria na competição, que acontece em São Paulo, a partir desta terça-feira (5)”.
A competição internacional reúne as melhores equipes do Brasil e do exterior, que enfrentam diversos cenários desafiadores, simulando resgates reais em ambientes urbanos, naturais e industriais. Nas últimas duas edições da competição, a equipe de Santa Catarina conquistou o 2º lugar em 2023 e o 1º lugar em 2024, evidenciando o alto nível técnico e a dedicação dos bombeiros militares e instrutores catarinenses.
O treinamento teve duração aproximada de 2 horas, incluindo análise da estrutura, definição de estratégias de resgate, montagem de sistemas de acesso e segurança, simulação de atendimento e retirada de vítima em altura, evacuação controlada e retorno ao estado de prontidão da equipe.
Participaram bombeiros militares das cidades de Canoinhas, São Bento do Sul, Timbó, Tubarão, Braço do Norte, Navegantes e Rio do Sul — todos instrutores e especialistas em salvamento em altura. A ação também contou com o suporte da equipe da FG Big Wheel, que deu todo o apoio necessário para a realização da simulação no complexo.
“Foi uma experiência inédita e extremamente valiosa para nós. A estrutura desafiou os padrões tradicionais de salvamento em altura, exigindo criatividade, técnica e trabalho em equipe. Mais do que uma preparação para o evento, foi uma forma de garantir que estávamos prontos para atuar com segurança e eficiência em qualquer situação real que envolvesse estruturas complexas. E poder fazer isso em um dos cartões-postais de Balneário Camboriú, cidade onde trabalho atualmente, tornou este treinamento ainda mais especial”, finalizou o Sd BM Dadalt, bombeiro militar e instrutor de salvamento em altura.