Escola Vila Luz Montessori realiza o 1º Torneio de Xadrez Clássico em agosto, em Rio Negrinho

Botões de Compartilhamento

A Escola Vila Luz Montessori está prestes a entrar para o circuito oficial do xadrez catarinense com a realização do seu 1º Torneio de Xadrez Clássico (Pensado). O evento, aberto à comunidade, será realizado nos dias 22, 23 e 24 de agosto no Mak Center, em Rio Negrinho.

A ideia do torneio nasceu da paixão dos próprios alunos, que há cerca de dois anos passaram a levar o xadrez para o ambiente escolar. “Tudo começou com a iniciativa dos próprios estudantes, que foram contagiando uns aos outros. Diante desse movimento, resolvemos investir em uma oficina de xadrez, hoje conduzida pelo professor Eduardo Sperb”, conta Cristiane Maros Planca, Diretora Pedagógica da escola. “O xadrez desenvolve o raciocínio lógico, estimula o pensamento estratégico e reforça habilidades matemáticas”, complementa.

Mesmo com pouco tempo de prática estruturada, os resultados já apareceram. No ano passado, a escola garantiu o terceiro lugar na categoria Sub-10 em um campeonato municipal, e atualmente conta com alunos entre 8 e 10 anos participando de competições oficiais em todo o estado.

Torneio aberto à comunidade

O evento é aberto a todos os amantes do xadrez – federados ou não – e tem como objetivo incluir jogadores amadores em uma competição oficial. “O torneio é para todos que saibam jogar xadrez. Qualquer pessoa pode participar, basta se inscrever. Será um momento para unir gerações e incentivar o esporte”, destaca Eliane Hacke, Diretora Administrativa da escola.

Para manter o caráter inclusivo e competitivo, haverá um limite técnico de rating IRC de até 2050, o que garante equilíbrio entre os participantes. “Esse teto ajuda a manter o nível técnico acessível e competitivo, onde qualquer um tem chance de conquistar medalhas”, reforça Eliane.

Organização oficial e premiação

O torneio já conta com registro oficial junto à Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e à Federação Catarinense de Xadrez (FCX). A arbitragem e coordenação técnica estarão sob responsabilidade do experiente Professor Eduardo Quintana Sperb, árbitro oficial da CBX e referência no cenário enxadrista catarinense.

A estrutura do torneio contempla seis rodadas, que terão início na sexta-feira à noite e seguirão até a tarde de domingo. Haverá troféus, medalhas e uma premiação total de R$ 3.000,00, distribuída entre os melhores colocados nas categorias absoluto e feminino.

Conforto e apoio para delegações

O local escolhido para sediar o evento foi o Mak Center, por sua localização central e facilidade de acesso a comércios e serviços. Delegações de outras regiões do estado também contarão com alojamento gratuito, viabilizado por meio de uma parceria com a Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio Negrinho.

“Estamos preparando um evento de alto nível, com estrutura, conforto e organização. Queremos que esse torneio marque o início de uma tradição enxadrista na cidade”, finaliza Eliane.

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

CGJ disponibiliza 700 kits para coleta de DNA em audiências de conciliação em SC

Entidades destacam saúde, educação e força do voluntariado no Planalto Norte

Servidores do INSS participam de capacitação e atendimentos serão suspensos na manhã de quinta-feira (07)

Finais do Campeonato Municipal de Futsal movimentam Rio Negrinho nesta semana

Procon divulga pesquisa de cesta básica de agosto em São Bento do Sul

Mulher é levada ao hospital após colisão frontal entre dois carros em São Bento do Sul