O Governo de Santa Catarina entrega, neste mês de agosto, 526 cadeiras de rodas e de banho a pacientes do Centro Catarinense de Reabilitação (CCR), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em Florianópolis. O montante investido nos equipamentos foi de R$ 1,8 milhão. Elas fazem parte dos 1.818 meios auxiliares de locomoção disponibilizados em 2025.
“O CCR é habilitado junto ao Ministério da Saúde e tem uma história de referência. Desde 2023, o Governo do Estado aumentou as entregas, os atendimentos e a qualidade do serviço prestado. O CCR entrega órtese, prótese e cadeiras, além de ter um atendimento de excelência, especializado em reabilitação. Viemos numa crescente para dar conta da demanda existente e continuaremos entregando cada vez mais”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Nesta semana, nos dias 5 e 7, estão sendo entregues 220 cadeiras de banho com aro de propulsão. Entre os dias 12 e 15, 150 cadeiras de rodas motorizadas serão disponibilizadas. Outras 156 cadeiras de rodas adaptadas, sob medida para atender às necessidades de cada paciente, estarão prontas nos dias 18 e 25 para serem entregues aos pacientes.
“Essas cadeiras representam mais que equipamentos, significam dignidade e transformação na vida de centenas de pessoas e suas famílias, e outros pacientes que ainda aguardam também receberão em breve seus equipamentos. No Centro Catarinense de Reabilitação, seguimos firmes no propósito de cuidar de quem mais precisa, com respeito, compromisso e com resultados que transformam vidas”, afirma o diretor do CCR, Marcelo Lemos dos Reis.
Agrolândia, Agronômica, Anita Garibaldi, Antônio Carlos, Apiúna, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Balneário Rincão, Barra Velha, Benedito Novo, Biguaçu, Blumenau, Bom Retiro, Bombinhas, Braço Do Norte, Brusque, Caçador, Camboriú, Campos Novos, Cerro Negro, Chapecó, Cocal Do Sul, Criciúma, Cunha Porã, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Florianópolis, Formosa Do Sul, Forquilhinha, Gaspar, Guabiruba, Guaramirim, Imbituba, Indaial, Ipuaçu, Iraceminha, Irani, Itajaí, Itapoá, Ituporanga, Jaguaruna, Jaraguá Do Sul, Joinville, José Boiteux, Laurentino, Lebon Régis, Leoberto Leal, Maravilha, Massaranduba, Monte Castelo, Navegantes, Nova Veneza, Ouro, Palhoça, Penha, Ponte Alta, Porto Belo, Porto União, Pouso Redondo, Praia Grande, Princesa, Quilombo, Rio Do Sul, Rio Negrinho, Saltinho, Santo Amaro Da Imperatriz, São Bento Do Sul, São Domingos, São João Batista, São João Do Sul, São José, São Lourenço Do Oeste, Schroeder, Seara, Sombrio, Tijucas, Timbó Grande, Tubarão, Turvo, Urubici, Urussanga, Xanxerê, Xaxim.
Roberto dos Santos é um dos pacientes do CCR que já utiliza cadeira de rodas motorizada há um ano. “Essa cadeira facilitou muito a vida dele, pois consegue se locomover sozinho, ir pra praia, no mercado, me ajudar com as compras, ganha mais independência e liberdade. Agora voltamos pra medir novamente e trocar a cadeira, pois ele ganhou peso. Esse atendimento é muito importante. Agradecemos ao Estado por dar, porque não teríamos condições de comprar”, agradece a esposa Roberta.
A porta de entrada para qualquer exame, consulta ou procedimento deve ser, obrigatoriamente, pelo posto de saúde. A unidade básica fará os devidos encaminhamentos de acordo com a condição de saúde de cada paciente e a complexidade de seu caso.
Ao chegar ao CCR, o paciente passa por um programa de atendimento interdisciplinar, com avaliações de especialistas de diferentes áreas. A partir destas análises, a equipe discute o caso de forma personalizada, montando um plano de trabalho individual. Para àqueles que necessitam de um meio auxiliar de locomoção, durante a consulta são feitas as análises e medições dos pacientes. A cadeira de rodas é produzida atendendo à necessidade e à condição física de cada um, e entregue ao paciente, que segue fazendo acompanhamento no CCR.
Referência em reabilitação, o CCR possui 53 anos de atuação em duas áreas: Deficiência Física e a Deficiência Intelectual e o Espectro do Autismo. A instituição ainda disponibiliza órteses e próteses a pacientes do SUS. Também possui fábrica para produção e manutenção de próteses.
Fonte: Agência de Notícias SECOM