Operação Recupera: Polícia Federal mira organização criminosa que fraudou R$ 3 milhões em benefícios do INSS em SC

Botões de Compartilhamento

A Operação Recupera, da Polícia Federal (PF), foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (13), com objetivo de combater uma organização criminosa especializada em fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Florianópolis, Tubarão e cidades do Rio de Janeiro. O prejuízo estimado é de R$ 3 milhões.

Polícia Federal/divulgação

Segundo a PF, as fraudes começaram em 2018, com a concessão indevida de benefícios assistenciais e previdenciários por meio da inserção de dados falsos nos sistemas da Caixa Econômica Federal. Funcionários e ex-funcionários do banco teriam usado seus acessos para viabilizar os crimes.

As investigações apontam que quatro ex-servidores realizavam comprovações de vida fraudulentas, emitiram cartões de beneficiários inexistentes e autorizaram pagamentos irregulares. Documentos adulterados eram utilizados para habilitar benefícios, e os golpes eram coordenados de forma sincronizada no sistema informatizado.

Parte dos investigados já havia sido demitida por condutas semelhantes, mas continuou operando o esquema até 2022, realizando saques mensais de pelo menos 17 benefícios ainda ativos por meio de terceiros.

A operação conta com o apoio do Ministério Público Federal e da Caixa Econômica Federal. Além das buscas, há medidas de bloqueio e indisponibilidade de bens no valor correspondente ao prejuízo.

Os investigados poderão responder pela prática dos crimes de organização criminosa e peculato eletrônico. Segundo a PF, as ações “prosseguem para identificar outros envolvidos, desarticular o esquema criminoso e recuperar os ativos desviados”.

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

Três pessoas são levadas ao hospital após colisão entre carro e motocicleta em São Bento do Sul

Edson Fachin é eleito presidente do STF; Moraes será o vice

Bombeiro militar de folga salva homem que caiu de ponte em SC

Semana Municipal de Conscientização sobre Alzheimer

Nota de Falecimento

3ª Etapa da Copa Municipal de Laço 2025 em Rio Negrinho