Poliomielite: Saúde SC reforça que a vacinação é a maneira mais eficaz de prevenir a doença

Botões de Compartilhamento

Apesar de estar eliminada do Brasil desde 1994, a poliomielite ainda representa uma ameaça real à saúde pública. A queda nas coberturas vacinais nos últimos anos acendeu um alerta em todo o país, inclusive em Santa Catarina. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) segue atenta e reforça a necessidade de ampliar as estratégias de prevenção à doença, com foco na vacinação infantil.

Foto: Sid Macedo Ascom/SES

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus que pode provocar paralisias permanentes e até a morte. Pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral, ou seja, através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas.

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), a cobertura vacinal ideal para garantir a proteção coletiva é de, no mínimo, 95% das crianças menores de cinco anos. No entanto, muitos municípios têm registrado índices abaixo dessa meta, o que pode abrir espaço para a reintrodução do vírus no país. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o Brasil como país de risco para a reintrodução da poliomielite, o que reforça a urgência de ampliar o alcance da vacinação.

“Por não ter casos de paralisia infantil no estado há mais de 30 anos, a realidade causou uma falsa sensação de segurança. As pessoas passaram a acreditar que a doença não pode voltar. É preciso retornar com as coberturas para que nem a pólio e nem outras doenças imunopreveníveis voltem a ser uma ameaça em nosso país. A imunização ainda é a única forma eficiente de prevenir a poliomielite. Estamos trabalhado em conjunto com os municípios, para voltar a alcançar altos índices de vacinação, justamente para evitar o retorno da doença.”, destaca a gerente de Doenças Infecciosas Agudas e Imunização da DIVE, Arieli Schiessl Fialho.

A vacinação contra a pólio é um esforço conjunto do governo para proteger as crianças e manter o país livre da doença. É fundamental que pais e responsáveis levem seus filhos aos postos de saúde, mesmo que estejam com as doses em atraso — a atualização da caderneta é uma ação essencial para recuperar as coberturas e impedir surtos.

Quando se vacinar

Recentemente, o Ministério da Saúde alterou o calendário de vacinação da doença, deixando de usar a vacina oral e adotando apenas o uso da vacina injetável. A vacina contra a poliomielite é indicada para todas as crianças menores de cinco anos no esquema de três doses, mais uma dose de reforço:

  • 1ª dose: 2 meses com a vacina injetável (VIP)
  • 2ª dose: 4 meses com a vacina injetável (VIP)
  • 3ª dose: 6 meses com a vacina injetável (VIP)
  • Reforço: 1 ano e 3 meses com a vacina injetável (VIP)

Números em SC

Os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) sobre a cobertura vacinal contra a doença indicam que a meta de vacinação, com 95,23%, foi alcançada pela última vez em 2017. Mas com o passar dos anos ocorreu uma queda gradativa nos números. Para se ter uma ideia, em 2022 foi de 86,33%, em 2023, com uma leve recuperação, mas ainda abaixo do recomendado com 91,81%. Já em 2024 atingimos 92,37% e a cobertura acumulada até maio/2025 foi de, 87,99%.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Nota de Falecimento

Definidos os grupos da Copa do Mundo 2026 após sorteio da Fifa

Avião de pequeno porte faz pouso de emergência e tomba em plantação em SC

Motociclista de 22 anos é levado ao hospital após colisão com carro em Rio Negrinho

VÍDEO: Avião é evacuado após incêndio em esteira de bagagem em Guarulhos

Confira as vagas de emprego disponíveis no SINE de Rio Negrinho