Acontece hoje, quarta-feira (20), às 19h, no Espaço Cultural Sirley Maria Neumann Johanson, uma noite especial de cinema em Campo Alegre. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Cineclube Panaceia e a UDESC (CEPLAN/Projeto Cine Educação), integrando a programação do Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher.
Após a exibição do filme, o público poderá participar de um debate mediado pelos cineclubistas Robson Rodrigues e Robson Silva, em um espaço de reflexão e diálogo sobre o tema.
A curadoria da sessão é de Rafael Nagel (Zé Sozinho Produções), que junto com a equipe do projeto busca usar o cinema como ferramenta de mobilização social, promovendo conscientização e fortalecendo o enfrentamento da violência.
O evento em Campo Alegre integra um circuito de 50 sessões com debate, que serão realizadas em diferentes municípios entre 2025 e 2026, levando cinema, cultura e cidadania para diversas comunidades da região.
Para a secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Marília Scheffer, a ação reforça a importância do Agosto Lilás e do papel da cultura na transformação social:
“O cinema nos ajuda a enxergar além da tela, tem a força de nos emocionar e despertar a consciência. Em Campo Alegre, queremos fortalecer o debate e reafirmar nosso compromisso: nenhuma forma de violência contra a mulher é tolerada. O Agosto Lilás é um chamado à ação, e a cultura é também instrumento de proteção, diálogo e transformação social”, destacou.
A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade. A organização convida a população a participar, levando familiares e amigos para este momento de cultura, reflexão e conscientização.