O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para chuvas intensas em Santa Catarina entre a madrugada e o fim da noite desta terça-feira (26). Segundo o órgão, há risco de ventos de até 100 km/h, cortes de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
O alerta abrange as regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Norte, Sul e Oeste Catarinense. Até esta terça-feira, os maiores acumulados de chuva nas últimas 48 horas foram registrados em Rio do Campo (97,8 mm), Mirim Doce (93 mm) e Witmarsum (90,6 mm), todas no Vale do Itajaí.
As chuvas que atingem o Estado desde o final de semana já causaram estragos em diversas cidades. A Defesa Civil registrou danos em 19 residências, além de deslizamentos em Urubici e ocorrências em Videira, Tangará, Lages e Curitibanos.
Em Pouso Redondo, no Alto Vale do Itajaí, o aumento do nível dos rios Pombas e Rio Novo isolou duas comunidades, deixando cerca de 20 pessoas sem acesso às residências. Em Orleans, três pessoas precisaram ser resgatadas pelos bombeiros após a elevação do Rio Laranjeiras, enquanto em Curitibanos, duas famílias foram orientadas a deixar suas casas devido à queda de um muro.
A SC-120, em Curitibanos, registrou a queda de uma pedra no Km 237,3, que foi removida e sinalizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE). Já na Serra do Rio do Rastro, barreiras caídas provocaram interdição temporária da rodovia, liberada posteriormente, mas com alerta da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) para atenção redobrada ao trafegar.
Em Lages, houve alagamentos em vias públicas, sem registros de desabrigados, desalojados ou residências afetadas.
A madrugada de quarta-feira (27) inicia com chuva persistente e intensa entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis, com risco alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e eventuais deslizamentos, diz a Defesa Civil. No decorrer da manhã, a chuva perde força e passa a ocorrer de maneira fraca e isolada.
A quinta-feira (28) ainda será com o tempo instável em Santa Catarina devido a uma circulação marítima. O dia será marcado por céu encoberto e chuva fraca a qualquer hora. O risco é baixo para ocorrências associadas a alagamentos.
Na sexta-feira (29) e no sábado (30), a circulação marítima continua deixando o tempo instável no leste catarinense, com céu com muitas nuvens e chuva fraca a qualquer momento do dia. No Grande Oeste, o sol e o tempo firme predominam.
Fonte: NSC Total