Maestro faz uso da tribuna popular na Câmara de Vereadores e convida Rio Negrinho para “Uma Noite no Cinema”

Botões de Compartilhamento

Inicia nesta terça-feira (26), a partir das 18 horas, a retirada gratuita de ingressos para a apresentação da Orquestra Filarmônica de São Bento do Sul, que será realizada sexta-feira (29), na Sociedade Musical Rio Negrinho, a partir das 19h30. O tema do concerto é “Uma Noite no Cinema”, apresentando clássicos de filmes de diferentes épocas.

Para convidar a população de Rio Negrinho a prestigiar, o maestro Maicon Rocha utilizou a tribuna popular da Câmara de Vereadores, na segunda-feira. Durante sua fala, o maestro contou um pouco da história da Filarmônica, festejando 70 anos em 2025. “Ela é a orquestra mais antiga da América Latina em funcionamento ininterrupto, levando em consideração o fato de que não é mantida por nenhum órgão governamental. As pessoas são todas voluntárias e, durante 70 anos, mantiveram essa atração em São Bento”, ressaltou Rocha, que está à frente do grupo há três anos e se diz honrado em dirigi-lo neste momento histórico.

O espetáculo “Uma Noite no Cinema” trará ao público, trilhas sonoras icônicas de filmes como “Indiana Jones” e “Piratas do Caribe” e tantos outros. A escolha do tema, segundo Rocha, tem um propósito claro: a democratização da música. “A música de cinema é a que mais se aproxima da música erudita, da música clássica, só que ela atinge um público praticamente total. Todo mundo, em algum momento, assistiu a um filme e gosta muito de uma trilha sonora, de um personagem”, explicou.

Para ilustrar o poder da música em evocar memórias, o maestro compartilhou a história emocionante de um senhor que o abordou após um concerto. O homem relatou que, ao ouvir o tema de “Indiana Jones”, reviveu o dia de 1981 em que seu pai reuniu toda a vizinhança na sala de casa para assistir à estreia do filme na única TV a cores da rua. “Ele me disse: ‘Infelizmente, meu pai faleceu há quatro anos, mas hoje eu senti meu pai sentado aqui do meu lado’. Isso é a cara da arte, é para isso que a cultura vale”, narrou Rocha.

O concerto em Rio Negrinho é o segundo de uma série de três viabilizados pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, com patrocínio integral da Buddemeyer. O maestro fez questão de agradecer a sensibilidade da empresa em destinar parte do seu imposto (ICMS) para a cultura local. “Esses mecanismos fazem com que a gente possa fazer isso gratuitamente. Muitas vezes vemos rostos de empresários sentados ao lado de colaboradores, e os dois sorrindo igual. É extremamente democrático”, destacou.

A ligação com a cidade vizinha foi outro ponto forte de seu discurso. “Nós escolhemos Rio Negrinho porque é a nossa cidade-irmã. E tenho quatro ótimos músicos que são daqui, então, na verdade, trabalhamos juntos”, disse. Além disso, a orquestra é um exemplo de união de gerações, com um percussionista de apenas 12 anos e uma violinista, Nora Léa Ribeiro, que participou da primeira apresentação do grupo, em 1955.

Ao final, Maicon Rocha reforçou o convite a todos. “É um espetáculo digno de uma cidade grande, que talvez as pessoas tivessem que ir a Curitiba ou Florianópolis para assistir, e vai acontecer aqui em Rio Negrinho. Durante aquela uma hora e vinte, parece que os problemas se dissipam um pouco. É uma saúde paliativa, uma saúde mental”, finalizou.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Solidariedade em ação: Projeto Fome de Amor promove bazar beneficente nesta quarta-feira (14)

Colisão entre carro e motocicleta é registrando centro de São Bento do Sul

NOTA DE FALECIMENTO

Descarte de lixo eletrônico ganha novos pontos em Rio Negrinho

Obras na Rua Romualdo Quint perto de ser finalizadas

Produtores de Rio Negrinho já podem encomendar alevinos