Educação realiza 2ª etapa dos simulados de avaliação da aprendizagem dos estudantes em SC

Botões de Compartilhamento

Os estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio das 1.038 escolas estaduais de Santa Catarina participarão do 2º simulado de avaliação da aprendizagem nesta quarta-feira, 27. Na primeira prova, aplicada em julho, mais de 128 mil alunos realizaram as avaliações.

Foto: Leo Munhoz/ Secom

“Esta é mais uma etapa superimportante de um processo de recomposição da aprendizagem que estamos realizando. Nosso governador Jorginho Mello nos deu essa missão de qualificar o ensino e estamos no caminho certo. Já realizamos a devolutiva pedagógica do primeiro simulado para mais de 5 mil professores, que irão aplicar esse conhecimento em sala de aula. As expectativas são as melhores”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

A ação integra o programa Qualifica SC, do Governo de Santa Catarina, e tem como objetivo principal qualificar o processo de ensino e aprendizagem, buscando uma educação mais eficiente, equitativa e de qualidade em todo o estado. Os simulados são uma oportunidade crucial para reconhecer os desafios e impulsionar a recomposição das aprendizagens, utilizando dados reais como base e funcionando como uma ferramenta de apoio fundamental para as escolas. 

Com eles, será possível diagnosticar a situação atual da aprendizagem dos estudantes em nível estadual, identificando tanto as habilidades que já estão consolidadas quanto as defasagens existentes. Os resultados fornecerão dados comparativos entre o desempenho previsto e o real, informações vitais para que as ações de intervenção sejam mais assertivas.

Devolutiva pedagógica

Entre 11 e 19 de agosto, a Secretaria de Estado da Educação (SED) realizou um novo ciclo de formações para 5 mil professores da rede estadual de ensino. Profissionais regentes de Língua Portuguesa e Matemática, do 5º e 9º do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, estiveram envolvidos nas capacitações em 13 polos estratégicos espalhados pelo estado, com carga horária de oito horas.

As formações têm como principal objetivo fortalecer a compreensão dos participantes sobre os processos de avaliação e a recomposição das aprendizagens. Com esse preparo, os professores estarão mais aptos a elaborar ações pedagógicas voltadas às necessidades reais dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento educacional e para a melhoria da qualidade do ensino em Santa Catarina.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Solidariedade em ação: Projeto Fome de Amor promove bazar beneficente nesta quarta-feira (14)

Colisão entre carro e motocicleta é registrando centro de São Bento do Sul

NOTA DE FALECIMENTO

Descarte de lixo eletrônico ganha novos pontos em Rio Negrinho

Obras na Rua Romualdo Quint perto de ser finalizadas

Produtores de Rio Negrinho já podem encomendar alevinos