Um filhote de gato-do-mato-pequeno melânico foi encontrado por um agricultor em meio a uma plantação de bananas na terça-feira (26), em Jaraguá do Sul. O animal foi encaminhado à Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente), que confirmou que essa é uma das espécies mais raras já resgatadas no município.
Segundo o biólogo Christian Raboch, da Fujama, o agricultor encontrou o filhote sozinho no chão e, sem localizar a mãe por perto, acionou o órgão.
A princípio houve dúvidas se este tratava de um gato silvestre ou doméstico. “Foi quando consultamos um especialista em felinos silvestres do Brasil e ele acabou identificando o animal como um gato-do-mato-pequeno (leopardus gutulus)”, explicou Raboch “Só que este apresenta uma anomalia genética chamada melanina, que é um pigmento que deixa a pelagem do animal escura. Justamente por ser melânico torna esta espécie muito mais rara. Aliás é um dos animais mais raros já resgatados em Jaraguá do Sul.”
O filhote de gato-do-mato foi encaminhado ao veterinário para exames. De acordo com o biólogo, o animal estava um pouco desnutrido e anêmico. “Na clínica ele será submetido a alimentação e temperatura adequados, enfim, fazer tudo para conseguir salvar o animal. A ideia é estabilizá-lo e depois encaminhá-lo para um centro de reabilitação em Florianópolis”, adiantou Raboch.
Outras espécies de felinos silvestres também podem apresentar este tipo de anomalia genética. Os mais conhecidos são a onça-pintada (Panthera Onca) melânica popularmente conhecida como onça-preta e o leopardo melânico (Panthera Pardus) (comum na África e Ásia) comumente chamado de pantera negra.