Botão do Pânico é destaque na prevenção de violência contra a mulher em Santa Catarina

Botões de Compartilhamento

O estado de Santa Catarina é um dos pioneiros no combate à violência contra mulher e um dos programas mais atuantes é o Botão de Pânico, disponível através do aplicativo PMSC Cidadão (Android e IOS). Cerca de 14 mil mulheres catarinenses já tem acesso e só em 2025, mais de 100 agressores foram presos em flagrante.

Foto: Reprodução/SECOM

“A nossa polícia está trabalhando forte e apertando o cerco pra tirar de circulação todos os covardes. Através do aplicativo da Polícia Militar, a mulher que tem medida protetiva pode acionar a PM imediatamente, com um clique no botão do pânico. É rápido e no aplicativo a mulher ainda pode falar diretamente com a polícia”, explica o governador Jorginho Mello.

O Botão de Pânico faz parte do programa Rede Catarina de Proteção à Mulher da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), que atua na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica, com foco no acompanhamento de mulheres com Medidas Protetivas de Urgência. Por meio de visitas preventivas e ações educativas, o programa garante proteção ativa e promove a conscientização social.

Em 2024 o programa realizou 25.055 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica por meio de visitas preventivas realizadas pela guarnição Rede Catarina. No ano de 2025, até o momento, foram contabilizadas 10.414 visitas. Já o Botão do Pânico, em 2024 foi acionado 935 vezes e em 2025, até agosto, 512 mulheres precisaram usar o dispositivo.

Para a coordenadora estadual da Rede Catarina de Proteção à Mulher, capitão Karla Medeiros, “o trabalho realizado pela equipe do Rede Catarina ajuda na prevenção efetiva e na conscientização de que a denúncia é necessária para garantir a segurança de quem vive sobre algum tipo de ambiente agressivo”, afirmou.

O Botão do Pânico em Santa Catarina está disponível para as mulheres vítimas de violência doméstica acompanhadas pelo programa Rede Catarina de Proteção à Mulher da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), localizado na parte superior da tela inicial do aplicativo PMSC Cidadão. O aplicativo PMSC Cidadão está disponível nas lojas de aplicativos para Android e iOS, de forma gratuita.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

NOTA DE FALECIMENTO

NOTA DE FALECIMENTO

Rio Negrinho se despede de Jamil Jurich, marido da ex-vereadora e professora Liliana Schroeder

Polícia Civil de SC cumpre mandados contra adolescentes investigados por maus-tratos ao cão Orelha

Santa Catarina recebe primeiro lote do anticorpo contra o vírus sincicial respiratório

Confira os filmes que estreiam no Cine Gracher esta semana