Botão do Pânico é destaque na prevenção de violência contra a mulher em Santa Catarina

Botões de Compartilhamento

O estado de Santa Catarina é um dos pioneiros no combate à violência contra mulher e um dos programas mais atuantes é o Botão de Pânico, disponível através do aplicativo PMSC Cidadão (Android e IOS). Cerca de 14 mil mulheres catarinenses já tem acesso e só em 2025, mais de 100 agressores foram presos em flagrante.

Foto: Reprodução/SECOM

“A nossa polícia está trabalhando forte e apertando o cerco pra tirar de circulação todos os covardes. Através do aplicativo da Polícia Militar, a mulher que tem medida protetiva pode acionar a PM imediatamente, com um clique no botão do pânico. É rápido e no aplicativo a mulher ainda pode falar diretamente com a polícia”, explica o governador Jorginho Mello.

O Botão de Pânico faz parte do programa Rede Catarina de Proteção à Mulher da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), que atua na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica, com foco no acompanhamento de mulheres com Medidas Protetivas de Urgência. Por meio de visitas preventivas e ações educativas, o programa garante proteção ativa e promove a conscientização social.

Em 2024 o programa realizou 25.055 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica por meio de visitas preventivas realizadas pela guarnição Rede Catarina. No ano de 2025, até o momento, foram contabilizadas 10.414 visitas. Já o Botão do Pânico, em 2024 foi acionado 935 vezes e em 2025, até agosto, 512 mulheres precisaram usar o dispositivo.

Para a coordenadora estadual da Rede Catarina de Proteção à Mulher, capitão Karla Medeiros, “o trabalho realizado pela equipe do Rede Catarina ajuda na prevenção efetiva e na conscientização de que a denúncia é necessária para garantir a segurança de quem vive sobre algum tipo de ambiente agressivo”, afirmou.

O Botão do Pânico em Santa Catarina está disponível para as mulheres vítimas de violência doméstica acompanhadas pelo programa Rede Catarina de Proteção à Mulher da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), localizado na parte superior da tela inicial do aplicativo PMSC Cidadão. O aplicativo PMSC Cidadão está disponível nas lojas de aplicativos para Android e iOS, de forma gratuita.

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

Feto é encontrado dentro de saco plástico no Centro de Florianópolis

Botão do Pânico é destaque na prevenção de violência contra a mulher em Santa Catarina

Estado alerta para os linfomas e reforça a importância do diagnóstico precoce

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em SC

37º Encontro do Grupo de Apoio ABRAz Rio Negrinho promove palestra no Mês da Conscientização da Doença de Alzheimer

Produtos frescos direto do produtor: confira os horários da Feira da Agricultura Familiar