Vendas disparam no setor de supermercados e colocam Santa Catarina no topo do ranking nacional

Botões de Compartilhamento

Santa Catarina é o estado brasileiro com o maior aumento no volume de vendas em supermercados e hipermercados no primeiro semestre de 2025, conforme o IBGE. Enquanto na média nacional a alta é de 1,8%, o estado cresceu três vezes mais, 7,2%. O percentual reforça o bom momento da economia catarinense, que possui a menor taxa de desemprego do Brasil e rendimento médio entre os maiores do país. 

Fotos: Leo Munhoz/SecomGOVSC

O governador Jorginho Mello comemorou o resultado. “Santa Catarina é um dos estados mais competitivos do Brasil e, por isso, tem atraído novos negócios, investimentos e empregos. O Governo do Estado também tem feito o dever de casa: não aumentou impostos, incentiva o empreendedorismo e investe em segurança e infraestrutura. Isso tudo garante um ambiente de negócios promissor”, avalia.

O crescimento de 7,2% do setor de supermercados e hipermercados de SC durante o primeiro semestre é relativo ao mesmo período do ano anterior. O percentual é o maior entre os 12 estados pesquisados pelo IBGE e está à frente, por exemplo, dos vizinhos Rio Grande do Sul (4,8%) e Paraná (2,3%). O resultado supera também Espírito Santo (3,5%), Minas Gerais (2,5%), Rio de Janeiro (1,6%) e São Paulo (0,8%).

“Santa Catarina atravessa um momento muito positivo no quesito geração de empregos. Temos a menor taxa de desemprego do país e uma das menores do mundo. Assim, os catarinenses estão com mais dinheiro na mão, dispostos a consumir e comprar, e o setor de supermercados respondem por grande parte desse consumo”, destaca o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck. 

Setor de Supermercados e hipermercados puxam alta do varejo 

O desempenho positivo nas vendas de supermercados e hipermercados (ou atacarejos) durante os seis primeiros meses do ano acompanhou o bom momento do varejo catarinense. Conforme o IBGE, o comércio varejista cresceu 6,2% no estado neste período, frente à média nacional de 1,8%. Com isso, Santa Catarina ficou em segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas do Amapá (7,8%) e empatado com a Paraíba (6,2%). Já nos últimos 12 meses o comércio catarinense acumula elevação de 5%. 

“Os números confirmam a força do nosso setor e o quanto Santa Catarina se destaca no cenário nacional. Crescer 7,2% quando a média do Brasil é de 1,8% mostra que estamos no caminho certo, com equipes comprometidas, empresários que investem e consumidores que reconhecem esse esforço. O resultado que o IBGE aponta não acontece por acaso. É fruto de gestão eficiente, inovação no atendimento e da capacidade dos supermercados e atacarejos catarinenses de se adaptarem rapidamente às novas demandas do mercado. Em 2024, o faturamento do setor no estado alcançou R$ 40,5 bilhões e a expectativa é continuar avançando com solidez”, afirma o presidente da Associação Catarinense de Supermercados, Alexandre Simioni.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Jovem fica ferido após colisão de veículo contra poste na BR-280, em Rio Negrinho

NOTA DE FALECIMENTO

Mulher fica ferida após atropelamento na Avenida dos Imigrantes em Rio Negrinho

Comunidade se une em oração pela recuperação do jovem Gabriel Maros em Volta Grande

Confira os filmes em cartaz no Cine Gracher esta semana

NOTA DE FALECIMENTO