Santa Catarina vai integrar o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

Botões de Compartilhamento

Representantes da Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal estiveram na quarta-feira (27), em Brasília, para acompanhar o lançamento do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (CNPD). A plataforma, desenvolvida pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), tem como objetivo dar mais agilidade à busca de pessoas desaparecidas por meio da unificação e do cruzamento de informações entre as unidades federativas. Santa Catarina foi representada pelo coordenador de Polícia Comunitária e Consegs da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), capitão PM Leonardo Baccin.

Foto: Divulgação

O CNPD já possui mais de 86 mil registros ativos de pessoas desaparecidas e mais de 28 mil de pessoas localizadas. De forma prática, a plataforma disponibiliza um painel público com fotos e informações básicas sobre os desaparecimentos. Os dados são georreferenciados e podem ser compartilhados facilmente nas redes sociais. Além disso, qualquer cidadão pode enviar informações diretamente às autoridades responsáveis pelo caso, por e-mail ou WhatsApp. Conheça a plataforma aqui.

Para os órgãos de segurança, a ferramenta representa um avanço importante, ao integrar automaticamente os boletins de ocorrência e facilitar o trabalho das polícias, acelerando o processo de investigação. O CNPD já conta com a participação consolidada de 12 estados da Federação e o compromisso de outros 14, entre eles Santa Catarina, para o compartilhamento das informações.

Estado catarinense é destaque

O capitão da Polícia Militar, Leonardo Baccin, afirmou que Santa Catarina já confirmou sua participação no cadastro nacional e agora trata dos procedimentos burocráticos para efetivar o ingresso. Segundo ele, o estado é o terceiro do país em número de desaparecidos e também em número de pessoas localizadas, apresentando desempenho superior à média nacional.

De acordo com os dados divulgados pelo MJSP, em 2024 o Brasil registrou 32.705 desaparecimentos e elucidou 20.968 casos, alcançando uma taxa de localização de 64%. No mesmo período, Santa Catarina registrou 3.402 desaparecimentos e solucionou 2.823 casos, o que representa um índice de localização de 83%.

“Em Santa Catarina temos uma atuação diferenciada das forças de segurança. Nossa Polícia Civil foi pioneira no Brasil ao implantar o Procedimento Policial Eletrônico (PPe), cuja tramitação é 100% digital, a exemplo dos boletins de ocorrência. Temos o programa SOS Desaparecidos, da Polícia Militar, que é a primeira e única corporação militar do Brasil com um setor especializado na busca de pessoas desaparecidas. Vale citar, ainda, o trabalho da Polícia Científica no processo de coleta voluntária de material genético de familiares de pessoas desaparecidas para inclusão nos bancos de dados”, ressaltou.

Sobre o sistema

O CNPD possui duas principais interfaces. Uma delas é destinada aos profissionais da segurança pública, reunindo informações detalhadas dos boletins de ocorrência e correlacionando desaparecimentos e localizações entre as diferentes unidades federativas. Já a interface voltada à sociedade civil é um painel público, no qual as publicações são feitas pelos policiais após a análise do caso e a autorização da família.

Os registros de desaparecimentos e localizações feitos por meio de boletins de ocorrência serão automaticamente inseridos no CNPD, conforme forem enviados ao MJSP pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Integração (Sinesp – Integração).

Atualmente, já estão cadastrados 86.367 registros de pessoas desaparecidas e 28.580 de pessoas localizadas, oriundos de 12 estados – Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Maranhão (MA), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN), Rondônia (RO), Roraima (RR), Sergipe (SE) e Tocantins (TO) – que utilizam o Procedimento Policial Eletrônico. Outras 14 unidades federativas já assumiram o compromisso de compartilhar informações.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Polícia Militar prende dois homens por posse ilegal de arma de fogo, munições e drogas em Rio Negrinho

NOTA DE FALECIMENTO

Carro é encontrado capotado às margens da SC-418 em Campo Alegre

Motociclista é levado ao hospital com suspeita de múltiplas fraturas após colisão com carro em São Bento do Sul

EMEB Menino Jesus é oficialmente entregue após ampla reforma e modernização

Auto de Natal emociona público e reúne comunidade em mais uma noite especial do Natal Encantado