Gaeco e PMSC deflagram operação para desarticular esquema de jogos de azar em SC e RS

Botões de Compartilhamento

Na manhã de quinta-feira, 4, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em conjunto com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/SC e Gaeco/RS), deflagrou a Operação Shutdown. A ação conjunta teve foco na prática ilícita de jogos de azar, associação criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro nos territórios catarinense e gaúcho.

A operação teve como principal objetivo o enfrentamento e a repressão de uma associação criminosa, que buscava o enriquecimento ilícito por meio de jogos de azar. O nome da operação é uma referência à derrubada de dois sistemas de jogos online, alvos de uma investigação criminal da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Sul.

A investigação, que durou aproximadamente um ano, resultou na expedição de 13 mandados de prisão preventiva e 36 mandados de busca e apreensão. As autoridades também determinaram o bloqueio de valores em contas de pessoas e empresas ligadas aos crimes e o arresto de veículos e embarcações.

Em Santa Catarina, foram realizadas buscas e apreensões nos municípios de Rio do Sul, Florianópolis, Biguaçu e São José.

Ao todo, a operação resultou na prisão de 12 pessoas e na lavratura de três autos de prisão em flagrante. Os policiais apreenderam munições, máquinas e cadernetas com anotações de jogo do bicho e outros jogos de azar, além de uma grande quantidade de dinheiro em espécie. Veículos, embarcações, joias, relógios e outros itens de alto valor aquisitivo também foram arrestados.

A ação mobilizou cerca de 284 integrantes das forças de segurança, incluindo policiais militares de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e membros do Gaeco. A operação contou com o apoio operacional da Secretaria Operacional (Secop), dos 13º, 21º e 24º Batalhões de Polícia Militar (BPM), com atuação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).

O subcomandante-geral da PMSC, coronel Jofrey Santos da Silva, destacou o sucesso da operação, “precisamos reforçar que essa atividade não tem espaço em nosso estado e nossas ações continuarão a ser conduzidas de forma rigorosa e coordenada para o enfrentamento da criminalidade, com foco total na segurança da população” afirmou o coronel.

Notícias mais lidas

Polícia Militar cumpre mandado de prisão em Rio Negrinho

Raríssimo gato-do-mato melânico é encontrado em Jaraguá do Sul

Gestante em trabalho de parto é conduzida ao hospital após acidente em Rio Negrinho

Colisão entre três veículos deixa uma mulher ferida na BR-280 em Rio Negrinho

Bingo beneficente em Rio Negrinho vai arrecadar recursos para tratamento de morador de São Bento do Sul

Últimas notícias

O que plantar em setembro? Mês é o melhor para quem deseja cultivar

Gaeco e PMSC deflagram operação para desarticular esquema de jogos de azar em SC e RS

Mutuários da Cohab precisam correr para garantir escrituras definitivas

Professores da Educação Infantil participam da 3ª etapa de formação do Sistema Aprende Brasil em Rio Negrinho

Secretaria de Educação abre inscrições para vagas de estágio em Rio Negrinho

Rio Negrinho se prepara para a 4ª Etapa da Copa Municipal de Laço 2025