Segurança do Paciente: Saúde SC reforça compromisso com o cuidado neonatal e pediátrico

Botões de Compartilhamento

O Dia Mundial da Segurança do Paciente, 17 de setembro, reforça a importância de garantir cuidados seguros para cada recém-nascido e cada criança atendidos nas instituições de saúde. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem promovido avanços na assistência aos pacientes, assegurando atendimento qualificado e seguro nos hospitais que atendem pelo SUS. 

Foto: Arquivo Secom/GOVSC

Ao longo deste mês, a Coordenação Estadual de Segurança do Paciente (CESP), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da SES, realiza uma série de ações e webpalestras voltadas aos profissionais de saúde de todo o estado. Além disso, hospitais da rede estadual têm promovido capacitações internas para seus servidores.

“A CESP, em parceria com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, tem atuado na redução dos eventos adversos graves na atenção obstétrica, uma vez que as complicações de saúde do recém-nascido estão, em grande parte, relacionadas às complicações maternas. Como área de vigilância em saúde, entendemos que o conjunto de boas práticas em toda a rede de atenção, especialmente nos serviços obstétricos, impacta diretamente na promoção de um cuidado seguro ao recém-nascido”, destaca Adrielly Nunes, coordenadora da CESP/SC.

Com o slogan “Segurança do paciente desde o início!”, a Organização Mundial da Saúde (OMS) chama a atenção para a vulnerabilidade dessa faixa etária frente aos riscos e danos decorrentes de cuidados inseguros, reforçando a necessidade de ações que elevem a qualidade da assistência prestada.

Em Santa Catarina, a CESP atua de forma contínua junto aos núcleos de segurança dos serviços de saúde. O objetivo é aprimorar práticas em todos os níveis de atenção e processos, visando minimizar riscos e proteger os pacientes. Hoje, a Segurança do Paciente é o principal eixo orientador da cultura de segurança nos hospitais, resultado do comprometimento da gestão, das competências da equipe assistencial e também do envolvimento do próprio paciente. 

Destaque na segurança do paciente

Santa Catarina alcançou primeiro lugar no ranking nacional como o estado que mais avaliou a cultura de segurança do paciente nos hospitais em 2025, segundo relatórios preliminares da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Buscando ampliar a participação de todos os hospitais — públicos, filantrópicos ou privados —, a CESP reforça a importância da Avaliação da Cultura de Segurança nos Hospitais. As inscrições estão abertas até 31/12/2025, no endereço https://csp.qualisaude.telessaude.ufrn.br/ .

Outro destaque é a pesquisa de Avaliação de Práticas em Segurança do Paciente em Hospitais com UTI. Em 2024, Santa Catarina alcançou 92% de adesão: dos 75 hospitais convidados, 69 participaram da avaliação. Esses resultados demonstram o empenho das instituições e o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da CESP, em monitorar, apoiar e estimular os serviços de saúde a oferecer uma assistência cada vez mais segura e de qualidade.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Em função do engordamento da orla, Praia de Itapoá sinaliza trechos liberados e proibidos para banhistas por questão de segurança

VÍDEO: João-de-barro é salvo após ficar preso a cabos de energia em Canoinhas

Rio Negrinho amplia coleta de lixo eletrônico e disponibiliza três pontos de descarte

São Bento do Sul: Procon divulga nova pesquisa de preços do gás de cozinha e combustíveis

Descarte irregular e depredação levam à relocação de Ecopontos em Rio Negrinho

Rio Negrinho se destaca em Santa Catarina com políticas públicas voltadas à inovação