Segurança do Paciente: Saúde SC reforça compromisso com o cuidado neonatal e pediátrico

Botões de Compartilhamento

O Dia Mundial da Segurança do Paciente, 17 de setembro, reforça a importância de garantir cuidados seguros para cada recém-nascido e cada criança atendidos nas instituições de saúde. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem promovido avanços na assistência aos pacientes, assegurando atendimento qualificado e seguro nos hospitais que atendem pelo SUS. 

Foto: Arquivo Secom/GOVSC

Ao longo deste mês, a Coordenação Estadual de Segurança do Paciente (CESP), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da SES, realiza uma série de ações e webpalestras voltadas aos profissionais de saúde de todo o estado. Além disso, hospitais da rede estadual têm promovido capacitações internas para seus servidores.

“A CESP, em parceria com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, tem atuado na redução dos eventos adversos graves na atenção obstétrica, uma vez que as complicações de saúde do recém-nascido estão, em grande parte, relacionadas às complicações maternas. Como área de vigilância em saúde, entendemos que o conjunto de boas práticas em toda a rede de atenção, especialmente nos serviços obstétricos, impacta diretamente na promoção de um cuidado seguro ao recém-nascido”, destaca Adrielly Nunes, coordenadora da CESP/SC.

Com o slogan “Segurança do paciente desde o início!”, a Organização Mundial da Saúde (OMS) chama a atenção para a vulnerabilidade dessa faixa etária frente aos riscos e danos decorrentes de cuidados inseguros, reforçando a necessidade de ações que elevem a qualidade da assistência prestada.

Em Santa Catarina, a CESP atua de forma contínua junto aos núcleos de segurança dos serviços de saúde. O objetivo é aprimorar práticas em todos os níveis de atenção e processos, visando minimizar riscos e proteger os pacientes. Hoje, a Segurança do Paciente é o principal eixo orientador da cultura de segurança nos hospitais, resultado do comprometimento da gestão, das competências da equipe assistencial e também do envolvimento do próprio paciente. 

Destaque na segurança do paciente

Santa Catarina alcançou primeiro lugar no ranking nacional como o estado que mais avaliou a cultura de segurança do paciente nos hospitais em 2025, segundo relatórios preliminares da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Buscando ampliar a participação de todos os hospitais — públicos, filantrópicos ou privados —, a CESP reforça a importância da Avaliação da Cultura de Segurança nos Hospitais. As inscrições estão abertas até 31/12/2025, no endereço https://csp.qualisaude.telessaude.ufrn.br/ .

Outro destaque é a pesquisa de Avaliação de Práticas em Segurança do Paciente em Hospitais com UTI. Em 2024, Santa Catarina alcançou 92% de adesão: dos 75 hospitais convidados, 69 participaram da avaliação. Esses resultados demonstram o empenho das instituições e o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da CESP, em monitorar, apoiar e estimular os serviços de saúde a oferecer uma assistência cada vez mais segura e de qualidade.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Polícia Militar recupera trator com registro de furto em Rio Negrinho

Vítima de feminicídio, Pricila Dolla será velada na Capela Mortuária de Volta Grande

Autor de disparos contra mulher em Volta Grande é preso em flagrante, confirma delegado

Amigos e familiares lamentam morte de Pricila Dolla

Feminicídio em Volta Grande: mulher é morta a tiros dentro de casa e ex-namorado tenta tirar a própria vida

Últimas notícias

Mãos que servem, corações que transformam: o valor dos voluntários na Festa de Santo Antônio

Rio Negrinho recebe Selo CAIXA Gestão Sustentável e tem gestão reconhecida Nacionalmente

Polícia Militar cumpre mandado de prisão em Rio Negrinho

Homem condenado por furto é preso em Rio Negrinho

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 1,4 mil vagas temporárias

São Bento do Sul: Programa “De Bem com a Vida – Climatério” promove encontro sobre os desafios e oportunidades da meia-idade