O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) concluiu a Operação Especial Eficiência Energética, que fiscalizou a aplicação da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), obrigatória para eletrodomésticos. A ação incluiu produtos como geladeiras, máquinas de lavar, televisores e aparelhos de ar-condicionado.
O diretor de Fiscalização da Qualidade do Imetro-SC, Vinícius Moreira, aponta a importância para o consumidor.
“A etiqueta ENCE informa o consumo de energia do eletrodoméstico, permitindo aos consumidores escolhas mais conscientes, economizando na conta de luz e optando por produtos mais sustentáveis. Esta ação está alinhada com o objetivo do governo Jorginho Mello de orientar os catarinenses para melhores decisões de compra.” explicou.
Durante a operação, os agentes do Instituto percorreram 31 estabelecimentos comerciais, em 19 cidades catarinenses para verificar se os produtos estavam devidamente etiquetados, com informações claras e visíveis, como exige a legislação.
Dos 1.734 produtos fiscalizadas, apenas 11 apresentavam alguma irregularidade. O erro mais comum foi a ausência ou a obstrução da etiqueta ENCE no aparelho.
As cidades visitadas foram:
Florianópolis, São José, Palhoça, Itajaí, Tubarão, Camboriú, Balneário Camboriú, Videira, Arroio Trinta, Pinheiro Preto, Abelardo Luz, Ipuaçu, Tangará, Caçador, Iomerê, São Domingos, Xanxerê, Rio Negrinho e Faxinal dos Guedes.
Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou pelo telefone 0800 643 5200 (segunda a sexta-feira, das 12h às 19h).
Fonte: Agência de Notícias SECOM