Os servidores da Celesc entraram em greve nesta segunda-feira (22). De acordo com a Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina (Intercel), a paralisação foi motivada pela “ausência de avanços significativos nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2025/2026 e pela proposta rebaixada apresentada pela empresa”.
Em nota, a companhia lamentou a decisão do sindicato e afirmou que desde 28 de agosto vem negociando com a Intercel, Intersindical e sindicatos diferenciados. Na última sexta-feira (19), a Celesc apresentou uma nova proposta que, segundo a empresa, trouxe avanços concretos em relação à anterior.
O pacote prevê:
A empresa destacou que a proposta garante a reposição integral da inflação em todos os direitos previstos no ACT.
Segundo a Celesc, a paralisação afeta principalmente o atendimento ao público, mas os serviços de urgência e emergência seguem mantidos. A companhia destacou que suas equipes continuam focadas no restabelecimento do sistema elétrico após as fortes chuvas que atingiram Santa Catarina no último final de semana.
Para a empresa, a nova proposta demonstra disposição para o diálogo e busca equilibrar investimentos e benefícios, garantindo a sustentabilidade da companhia e a qualidade dos serviços à população. A Celesc também reforçou os investimentos em expansão de redes trifásicas, construção e ampliação de subestações e melhorias no atendimento.
Para reduzir os impactos aos clientes, a Celesc orienta o uso de seus canais digitais, disponíveis sem necessidade de deslocamento às lojas:
Outra opção são os totens de autoatendimento, instalados em diferentes cidades do Estado, que oferecem serviços como emissão de segunda via e pagamento de faturas via cartão ou PIX. A lista dos locais está disponível em: www.celesc.com.br/fale-conosco/locais-e-horarios-de-atendimento