Santa Catarina amplia acesso de pessoas com situações especiais a vacinas

Botões de Compartilhamento

O Estado de Santa Catarina está ampliando o acesso de pessoas com condições especiais a vacinas. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) pactuaram, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a criação da Rede Estadual de Imunobiológicos para Pessoas com Situações Especiais (RIE/SC). O primeiro município a implantar foi Joinville.

Foto: Sid Macedo /Ascom SES/SC

A Rede visa expandir os serviços que ofertam os imunobiológicos para pessoas em situações especiais, que contava apenas com o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) da SES, vinculado à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), localizado em Florianópolis. Mas as vacinas também são encaminhadas aos municípios, a partir do pedido e avaliação da equipe estadual.

Com a pactuação, os municípios com mais de 100 mil habitantes, podem solicitar a abertura de CRIE municipal, seguindo os critérios estabelecidos. O município de Joinville foi o primeiro a formalizar a solicitação da abertura do serviço, iniciando suas atividades na última segunda-feira, 22. 

“O Estado de Santa Catarina sempre foi pioneiro na estratégia de disponibilização dos imunobiológicos especiais à população, e a pactuação da Rede entre o Estado e os municípios catarinenses prevê avanços nesse sentido. Joinville é o primeiro município a solicitar a abertura de um CRIE municipal, o que representa um passo importante para diminuir o tempo de espera pelo imunobiológico em caso de indicação, assim como dar autonomia à equipe local, com o apoio do Estado”, destaca o diretor da Dive, João Augusto Fuck.

Os Centros de Referência são responsáveis por disponibilizar vacinas e imunobiológicos especiais não contemplados no calendário Nacional de Vacinação para pessoas em condições clínicas específicas ou em situações de risco.

A iniciativa traz mais agilidade e segurança para a imunização de pacientes de alto risco. Com o CRIEm, a expectativa é de que a experiência de Joinville sirva de modelo para a implantação de novos centros em outras regiões de Santa Catarina, ampliando a rede de proteção e o acesso da população a imunobiológicos de alta complexidade.

Demais integrantes

A Rede Estadual também conta com estrutura para atender municípios com menos de 100 mil habitantes. Os municípios podem solicitar a abertura de Centro Intermediário de Imunobiológicos Especiais (CIIE), seguindo os critérios estabelecidos. Ainda fazem parte da RIE/SC, as Gerências Regionais de Saúde (Gersas) e as Unidades/Salas de Vacinação.

Fonte: SECOM

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

CMA aprova projeto que estabelece regras para guarda de animais de estimação em casos de separação

Filho é condenado a quase 30 anos de prisão por matar o pai idoso em Mafra

Planalto rejeita texto na Câmara que mantém escala 6×1

Segundo período de matrículas de estudantes na rede estadual de ensino de SC começa nesta quarta-feira

Homem é levado ao hospital inconsciente após cair de escada em São Bento do Sul

Motociclista é levado ao hospital após colisão com carro na BR-280 em Rio Negrinho