Comércio catarinense teve o maior fechamento de vagas do país em agosto

Botões de Compartilhamento

O comércio de Santa Catarina teve o maior saldo negativo de vagas do país, com fechamento de 737 empregos formais em agosto. No mesmo mês do ano passado, o estado havia gerado 1,3 mil novas vagas no setor. Foi o pior resultado para um mês de agosto. Apenas Santa Catarina e Rio Grande do Sul registraram queda no período em todo o país.

Foto: lifeforstock/Freepik

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta segunda-feira (29) pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e analisados pela Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina).

Entre os segmentos do comércio, o maior fechamento de vagas ocorreu no varejo, principalmente nos supermercados e hipermercados, com fechamento de 304 vagas em agosto, setor que em julho havia registrado o maior crescimento do volume de vendas do país (9%).

Segundo a vice-presidente da Facisc, Rita Conti, essa queda mostra os sinais de desaceleração da economia catarinense, diante dos efeitos defasados do nível elevado dos juros sobre o consumo da população. Todo aumento na taxa Selic demora em média de 10 a 12 meses para fazer efeito na economia. “Estamos agora sentindo uma desaceleração do acesso ao crédito da população do aumento dos juros realizado no ano passado”, explica.

O fechamento de vagas no comércio se deu também na venda de produtos de uso pessoal e doméstico, como no comércio de vestuário e acessórios (-127), de eletrodomésticos e de móveis, que já registraram volume de vendas negativo em julho.

Saldo negativo nos municípios


Dos municípios catarinenses, 45% deles tiveram saldo negativo no setor em agosto, com destaque para várias regiões do estado, tanto municípios do Oeste, como também do Norte, da Grande Florianópolis e do Sul. Por exemplo, em Chapecó, Balneário Camboriú, Rio do Sul e Criciúma, o fechamento de vagas se deu principalmente em supermercados e hipermercados. Já em Florianópolis e Brusque, nas vendas de material de construção e equipamentos de informática e comunicação.

Indústria também é impactada


O resultado negativo se deu também no setor da indústria. Santa Catarina teve o segundo pior desempenho em agosto, com fechamento de mais de 1,6 mil vagas, atrás somente do Rio Grande do Sul (-4,1 mil vagas). Mais de 60% dos setores da indústria registraram saldo negativo no mês. O setor de madeira segue o mais impactado, pela política do tarifaço dos EUA, com queda de 962 vagas. Outros setores também registram queda nas vagas, impulsionado pelo cenário geopolítico, como o automotivo, que teve queda nas exportações em agosto tanto para os EUA, como para países da Europa.

Fonte: Rede Catarinense de Notícias

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Tarde Cor de Rosa celebra lançamento do livro “Um Chão de Esperança” da Rede Feminina de Combate ao Câncer

Motociclista fica ferido em colisão com carro em São Bento do Sul

Colisão entre carro e motocicleta deixa jovem ferido em Rio Negrinho

Transporte escolar exclusivo e monitorado garantirá mais segurança e conforto para alunos do Rio Natal a partir de 2026

Segundo dia do Curso de Gestantes aborda nutrição, fisioterapia pélvica e parto humanizado

Homem é preso e arma artesanal é apreendida após briga em bar em São Bento do Sul