A partir deste mês de outubro, um novo método contraceptivo estará disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 34 cidades de Santa Catarina. O Implanon, como é chamado, pode custar até R$ 4 mil na rede privada. O implante ficará disponível para mulheres entre 19 e 49 anos.
O Implanon é um pequeno bastão inserido sob a pele do braço que libera hormônios de forma contínua, evitando a gravidez de maneira simples e segura. Reconhecido internacionalmente, é considerado um dos métodos mais modernos de planejamento reprodutivo e mais eficiente que a laqueadura e o DIU hormonal.
Nesta etapa inicial, 34 municípios catarinenses serão contemplados com a oferta do Implanon e capacitação de profissionais da Atenção Primária à Saúde.
O Implanon é um implante subdérmico que pode atuar no organismo por até três anos, sem necessidade de intervenções durante esse período. Após esse tempo, o implante pode ser retirado ou trocado por outro pelo próprio SUS. A fertilidade retorna rapidamente após a remoção.
Fonte: NSC Total