Um grupo de empresários da cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, realizou nesta quinta-feira (16) uma visita técnica à Usina de Processamento de Resíduos do SAMAE em São Bento do Sul. O objetivo da visita foi conhecer de perto o funcionamento da estrutura e as tecnologias utilizadas na transformação de resíduos sólidos em novos materiais e energia.
A comitiva boliviana representa a empresa Búfalo, pioneira na Bolívia na fabricação de cordas a partir de materiais plásticos reciclados. Estiveram presentes os Srs. Domingos José Queiroz Marchesan, José Manuel Vidal Saucedo, Fernando Tuma Gamez e Andrés Alberto Gutiérrez Mansilla.
A atividade foi conduzida pelo diretor comercial da 100 Lixo/Veiga, Jacó Henrique Pohren, pela presidente interina do SAMAE, Karla Diener, e pelo diretor de Resíduos da autarquia, Luiz Sérgio dos Santos.
Durante a visita, os representantes bolivianos acompanharam todas as etapas do processo de reaproveitamento dos resíduos coletados nas residências do município. A usina transforma materiais descartados em produtos como tijolos, tubos e pavers, que são utilizados em calçadas, pavimentações e obras públicas em São Bento do Sul.
O processo começa com o uso do equipamento conhecido como “rasga-saco”, responsável por separar resíduos recicláveis de itens não aproveitáveis, como pilhas e baterias. Na sequência, ocorre a trituração e moldagem dos plásticos a altas temperaturas.
Já os resíduos orgânicos e úmidos são destinados aos biodigestores, onde passam por um processo de decomposição controlada, resultando na produção de biogás, utilizado para geração de energia elétrica que abastece a própria usina.
Ao final da visita, os empresários bolivianos elogiaram a estrutura da usina e demonstraram interesse em aplicar soluções semelhantes em seu país.
“Ficamos impressionados com a funcionalidade da usina. Levaremos todo esse conhecimento para nosso país, com certeza contribuiremos para o meio ambiente por meio da transformação do lixo em diversos materiais e em biogás. Parabéns, São Bento do Sul!”, destacou o empresário Fernando Tuma Gamez.
A visita fortalece o intercâmbio de boas práticas ambientais entre os países e posiciona São Bento do Sul como referência internacional em gestão sustentável de resíduos.