Neste domingo (19), um bebê de apenas seis dias precisou ser transportado de helicóptero ao precisar de uma cirurgia urgente no coração. A criança precisou ser levada de Criciúma até um hospital de Joinville, referência em cardiologia pediátrica. São mais de 360 quilômetros entre as duas cidades e, devido a urgência do procedimento e estado de saúde do bebê, foi necessário mobilizar o Serviço Aeropolicial (Saer).
O recém-nascido estava internado no Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma, e precisava de uma cirurgia no coração. Diante da gravidade do caso, o Saer foi acionado por volta das 11h para efetuar o transporte até o Hospital Infantil de Joinville, referência em cardiologia pediátrica.
Para poder fazer o transporte seguro do bebê, foi usada a incubadora Baby Pod, adquirida por emenda parlamentar para a Base do Saer Sul. Segundo o Saer, essa incubadora torna o transporte seguro e extremamente confortável para o bebê e existem pouquíssimas unidades dela no estado.
A transferência foi feita sem nenhuma intercorrência e o recém-nascido chegou estável e apto para o procedimento cardíaco no Hospital Infantil de Joinville.
Fonte: NSC Total