Prefeitura de São Bento do Sul disponibilizará nova versão do sistema de emissão de notas fiscais, declarações de informações fiscais

Botões de Compartilhamento

A Prefeitura de São Bento do Sul está realizando adequações em seu sistema de emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), com o objetivo de compatibilizar o sistema municipal às alterações previstas na Emenda Constitucional nº 132, de 20 de dezembro de 2023, que instituiu a Reforma Tributária do Consumo (RTC), tomando como base o texto da Lei Complementar nº 214, de 16 de janeiro de 2025.

Foto: Prefeitura de São Bento do Sul

Nesse sentido, o município manterá o emissor próprio de notas fiscais eletrônicas, garantindo a continuidade dos serviços aos contribuintes locais.

As empresas estabelecidas em São Bento do Sul não precisarão migrar para o sistema emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Nacional, uma vez que o Município ficará encarregado de enviar todas as informações fiscais ao gestor nacional.

 Com isso, os contribuintes não precisarão obter novos acessos nem desenvolver sistemas próprios de emissão, mantendo o uso do ambiente municipal já conhecido seja por meio da interface web, seja via integração webservice, utilizada por sistemas contábeis e softwares empresariais conectados à Prefeitura.

Entretanto, para que o município possa manter o emissor próprio de notas fiscais, serão necessárias adequações técnicas e estruturais no sistema, incluindo a atualização das declarações de serviços prestados e tomados, bem como do layout da NFS-e, de modo a incluir campos específicos referentes aos novos tributos criados pela Reforma Tributária do Consumo.

Assim, a nova versão do sistema municipal de emissão de notas fiscais eletrônicas, declarações de informações fiscais entrará em operação no dia 11 de novembro de 2025.

De acordo com o Secretário Municipal de Finanças, Rodrigo Schuhmacher, a atualização representa um passo fundamental na preparação do município para o novo cenário tributário nacional:

A nova versão doo sistema municipal está alinhado às regras da Reforma Tributária. Ele permitirá a integração em tempo real com o Ambiente Nacional de Dados e com o Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC), modernizando profundamente os processos internos e aprimorando o relacionamento do fisco com os contribuintes”, destaca Rodrigo.

A nova versão do sistema traz uma série de avanços tecnológicos e operacionais que garantirão mais agilidade, precisão e segurança nas rotinas fiscais e contábeis.

Entre as principais inovações, destacam-se:

  • Uso de Inteligência Artificial para cruzamentos fiscais e detecção automática de inconsistências;
  • Ambiente de trabalho multitelas, com customização de consultas e relatórios;
  • Assinatura digital e autenticação segura em todos os documentos;
  • Exportação completa de dados em diversos formatos (PDF, XLS, XML, CSV, entre outros);
  • Fluxos de cálculo automatizados (workflow), aumentando a produtividade e a padronização dos processos;
  • Automatização das declarações de serviços prestados e tomados, com integração direta entre os sistemas da Contabilidade, Fiscalização e Arrecadação;
  • Compatibilidade total com os novos tributos IBS e CBS, introduzidos pela Reforma Tributária.

Essas melhorias proporcionarão uma gestão tributária mais inteligente, eficiente e transparente, alinhada às diretrizes nacionais e às novas demandas tecnológicas da administração pública.

Capacitação para contribuintes, contabilidades e empresas

Em preparação à entrada em operação da nova versão do sistema, a Prefeitura promoverá uma série de webinars de capacitação gratuitos e online, voltados a diferentes públicos — empresas integradoras, contabilidades, bancos e empresas emissoras de notas fiscais eletrônicas (NFS-e).

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial:
https://saobentodosul.atende.net/subportal/atualizacao-do-sistema-fiscal-web

Durante os encontros, serão apresentados o novo acesso, as funcionalidades do sistema, o processo de emissão de notas fiscais, escrituração e integração de dados.

A Prefeitura reforça o convite para que todos os usuários do sistema, contabilidades, empresas e instituições financeiras, participem das capacitações online, garantindo que estejam plenamente preparados para a mudança que ocorrerá a partir de 11 de novembro de 2025.

Programação dos Webinars

Integração WebService – Fornecedores de Software

Foco: empresas desenvolvedoras de sistemas ou que utilizam integração automática de notas fiscais.

Evento 1: 24/10/2025 – 9h às 11h

Evento 2: 03/11/2025 – 14h às 16h

Contabilidades e Bancos

Foco: acesso ao novo sistema, emissão de NFS-e, escrituração fiscal e declaração DES-IF.

Evento 1: 31/10/2025 – 14h às 16h

Evento 2: 07/11/2025 – 14h às 16h

Empresas Emissoras de NFS-e

Foco: emissão de notas fiscais eletrônicas e visão gerencial do novo ambiente.

Evento 1: 30/10/2025 – 14h às 16h

Evento 2: 06/11/2025 – 14h às 16h

Com essa atualização, São Bento do Sul se antecipa às exigências nacionais e reforça seu compromisso com a inovação tecnológica, a eficiência na gestão pública e a melhoria contínua no atendimento aos contribuintes.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Bombeiros Comunitários recebem novos equipamentos de combate a incêndio urbano

Colisão entre dois carros mobiliza bombeiros no bairro Industrial Norte, em Rio Negrinho

CBMSC alerta sobre aumento de ocorrências com abelhas na primavera e reforça orientações de segurança

Outubro Rosa sobre Rodas leva mensagem se autocuidado às mulheres de Rio Negrinho

Prefeitura de São Bento do Sul disponibilizará nova versão do sistema de emissão de notas fiscais, declarações de informações fiscais

Mulheres empreendedoras fortalecem negócios em Sessão de Negócios promovida pela ACISBS