Santa Catarina aplicou mais de 191 mil doses em três semanas da campanha e segue reforçando a vacinação

Botões de Compartilhamento

Estamos na última semana da Estratégia para Atualização da Caderneta de Vacinação de Crianças e Adolescentes menores de 15 anos em Santa Catarina e, até o momento, foram aplicadas 191.584 doses de vacina. A ação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) junto com os municípios, tem o objetivo de  ampliar as coberturas vacinais e proteger a população contra doenças imunopreveníveis.

Foto: Andy Puerari / PMF

Nesse período, a faixa etária mais imunizada foi as crianças menores de 1 ano, com 59.415 doses aplicadas. Durante a campanha, todas as salas de vacinação dos municípios catarinenses estarão abertas para receber crianças e adolescentes. Os profissionais de saúde vão avaliar a situação vacinal e aplicar as doses em atraso, conforme o calendário nacional. Entre as vacinas disponíveis estão aquelas que protegem contra poliomielite, sarampo, febre amarela, coqueluche, meningite, HPV, entre outras.

No Dia D de Mobilização Estadual da Vacinação, 18 de outubro, unidades de saúde em todo o estado contaram com a participação dos catarinenses. Foram aplicadas 27.185 doses nas crianças e adolescentes até 19 anos de idade. As faixas etárias que mais receberam as doses foram a de 2 a 4 anos com 6.298 e as de 5 a 11 anos com 6.186.

“O Dia D é resultado do trabalho das equipes de saúde, que se dedicaram intensamente para garantir o acesso às vacinas e conscientizar a população sobre a importância da imunização”, afirmou João Augusto Fuck, diretor da Dive.

A SES reforça que a campanha continua nas unidades de saúde e que a vacinação é uma ação contínua. Pais e responsáveis devem procurar os postos para atualizar as vacinas das crianças e adolescentes que ainda não puderam comparecer.

A vacinação é uma das estratégias mais eficazes para prevenir doenças e salvar vidas. Manter a caderneta em dia é um ato de cuidado e responsabilidade com a saúde individual e coletiva.

Vacinas para outras idades

Diante do risco contínuo de reintrodução do sarampo, Santa Catarina tem desenvolvido ações de intensificação vacinal, incluindo a aplicação da dose zero e a busca ativa de não vacinados. Por isso, a população de 12 meses a 59 anos também poderá se vacinar contra a doença, reforçando a proteção e prevenindo a reintrodução da doença. 

“Além de crianças e adolescentes, a campanha vai oportunizar a vacinação contra o sarampo e o resgate de não vacinados com a vacina HPV para a atualização destas vacinas, de qualquer pessoa da idade recomendada, que o esquema vacinal não esteja em dia”, reforça João Augusto Fuck, diretor da DIVE.

Os municípios também vão oportunizar resgate de não vacinados contra o HPV na faixa etária de 15 a 19 anos até dezembro de 2025. Desta forma, a multivacinação é uma oportunidade estratégica para fortalecer a imunização no Estado.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Pitbull invade escola e ataca mãe e filho em SC

Santa Catarina aplicou mais de 191 mil doses em três semanas da campanha e segue reforçando a vacinação

Homem é preso com 29 pedras de crack e dinheiro escondidos em lâmpada de LED, em Mafra

Rotary Club e Rotary CIMO recebem Moção de Aplausos em reconhecimento ao trabalho social

Empório do Cereal comemora aniversário amanhã com degustação gratuita

🎉 Empório do Cereal celebra 19 anos com degustação especial em Rio Negrinho