Nesta quinta-feira (30), aconteceu a eleição da Câmara Mirim 2026, que mobilizou estudantes de 11 instituições de ensino de Rio Negrinho — entre escolas municipais, estaduais e particulares — em um processo democrático que integrou o Programa Vereador Mirim, desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal.Ao todo, 76 candidatos e candidatas disputaram uma vaga para representar suas escolas no Legislativo Mirim. Durante o dia, 2.022 alunos eleitores compareceram às urnas e exerceram o direito ao voto, em uma votação que seguiu o modelo das eleições oficiais, com o uso de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).A parceria com a Justiça Eleitoral é um dos destaques do projeto, garantindo credibilidade, transparência e aprendizado prático sobre o funcionamento da democracia. A experiência permite que os estudantes compreendam todas as etapas de uma eleição — desde a campanha até a apuração dos votos —, desenvolvendo valores como cidadania, ética e responsabilidade social.Confira os estudantes eleitos que irão compor a 9ª Legislatura Mirim de Rio Negrinho, com mandato a partir de 2026:
EEB Luis Bernardo Olsen — Isadora Maros Ribeiro
Colégio São José — Manuela WielewskiEMEB Aurora S. Jablonski — Victor Machado da Cruz
EMEB Quiliano Martins — Eduardo Mulbauer
EEB Jorge Zipperer — Gabriel Jungton
EMEB Frederico Lampe — Emily da Silva Antunes
EMEB Ricardo Hoffmann — Barbara Gramkow de Souza
EMEB Henrique Liebl — Lavínia Bail de Oliveira colégio
Caminho do Saber — Ani Gabrieli Franco dos Santos
EMEB Lucinda M. Pscheidt — Mateus de O. Bassani
EMEB Selma T. Graboski — Lavínia Tuliane Cardoso
O Programa Vereador Mirim tem como objetivo estimular a participação cidadã e fortalecer os valores democráticos, aproximando os jovens do Poder Legislativo. A iniciativa oferece aos estudantes uma vivência real sobre o papel dos vereadores e o funcionamento das instituições públicas, incentivando o protagonismo juvenil e a formação de futuros líderes comprometidos com a comunidade.