Integrantes do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Acirne (Associação Empresarial de Rio Negrinho) estão em Florianópolis participando do Delas Summit 2025, considerado o maior evento de empreendedorismo feminino do Sul do país. O encontro reúne milhares de mulheres de diferentes setores da economia com o objetivo de inspirar, conectar e fortalecer o protagonismo feminino nos negócios e na sociedade.
Cerca de seis mil participantes acompanharam, na abertura oficial realizada na quinta-feira (30), a fala da vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, que destacou o compromisso do governo estadual com as políticas voltadas às mulheres.
“O Governo de Santa Catarina, sob a liderança do governador Jorginho Mello, tem fortalecido políticas públicas que apoiam o protagonismo feminino no empreendedorismo, na educação, na segurança, na inovação e na política”, afirmou Marilisa.
Ela ressaltou que ações como o investimento nas forças de segurança — que atuam no enfrentamento da violência doméstica — e programas estaduais como o Políticas Públicas para as Mulheres e o Combate à Violência Contra as Mulheres são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa.
Além disso, Marilisa destacou programas voltados à formação e à inovação, como o Universidade Gratuita, o CaTec, e os editais Mulheres+Tec e Mulheres+Pesquisa, da FAPESC, que incentivam a presença feminina em cursos técnicos, universidades e no ecossistema de tecnologia e pesquisa.
“Temos o maior número de mulheres ocupando cargos de secretarias de Estado e posições de liderança estratégica. Isso reflete o que vemos em todo o Estado: mulheres à frente de empresas, startups, cooperativas, negócios familiares e projetos sociais. São elas que geram emprego, renda e esperança”, destacou.
Durante o discurso, a vice-governadora também enfatizou o papel inspirador do Delas Summit, definindo-o como “um encontro de mentes e corações que acreditam no poder transformador das mulheres”.
“Celebramos aquelas que ousam sonhar, agir e empreender, inspirando outras a fazer o mesmo. O empreendedorismo feminino é uma das maiores forças do nosso tempo: movimenta economias, transforma realidades e abre caminhos para uma sociedade mais justa e equilibrada”, completou Marilisa.
As representantes de Rio Negrinho destacaram a importância de participar do evento, que oferece palestras, painéis e experiências de networking, conectando empreendedoras de todo o Brasil e reforçando o papel do empreendedorismo como instrumento de transformação social e econômica.
