Tribunal de Justiça de SC assina ordem de serviço para novo fórum de Rio Negrinho

Botões de Compartilhamento

Para assegurar mais segurança, conforto e qualidade aos jurisdicionados, o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, assinou nesta terça-feira, 4 de novembro, a ordem de serviço que autoriza o início das obras de construção do novo fórum da comarca de Rio Negrinho, no planalto norte do Estado.

Com recursos de acessibilidade e sustentabilidade, a edificação terá 4,9 mil m² de área construída, distribuídos em quatro pavimentos, com investimento de R$ 22 milhões e prazo para execução prevista em contrato de 36 meses.“Quando a pessoa procura um fórum é porque ela tem uma questão a ser resolvida.

O espaço físico se torna importante na medida em que ele está preparado para receber as pessoas nesses momentos de aflição e de angústia, na busca da solução de um conflito. E justamente, atender adequadamente a população, em especial hoje a comarca de Rio Negrinho, é fundamental para nós. Em cerca de mil dias para a entrega do prédio, nós vamos ter um espaço à altura das demandas da população da comarca de Rio Negrinho e região”, anotou o presidente do TJSC.

O projeto do novo Fórum da comarca de Rio Negrinho, segundo a Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA) do TJSC, foi desenvolvido a partir de premissas fundamentais da modulação arquitetônica e flexibilidade dos espaços internos, de forma a facilitar futuras alterações dos ambientes. Arquitetonicamente buscou-se uma linguagem contemporânea quanto à composição dos volumes e criação de uma edificação eficiente, com a incorporação de sistemas e tecnologias para proporcionar o maior conforto aos usuários.

O diretor do fórum de Rio Negrinho, juiz Rodrigo Climaco José, lembrou que atualmente as duas varas judiciais atuam em prédios diferentes. “Só dizer em nome de todos os servidores que para nós é uma imensa alegria a construção do prédio. Hoje, a 1ª vara e a 2ª vara ficam em prédios separados e, por isso, não temos convívio entre os colaboradores.

A construção desse fórum vai ajudar imensamente toda a população e os trabalhos do Poder Judiciário e do Ministério Público. Por isso, é com imensa felicidade que eu, na qualidade de diretor do fórum de Rio Negrinho, saúdo e celebro a assinatura dessa ordem de serviço”, comemorou o magistrado.Alguns requisitos de sustentabilidade adotados nos projetos de arquitetura e engenharia chamam a atenção. Destaque para os elementos e beirais nas fachadas para a redução da insolação direta e da necessidade de uso do ar-condicionado, ao permitir a entrada de iluminação natural difusa nos ambientes de trabalho, além de conferir uma linguagem contemporânea ao edifício.

O sistema de ventilação natural cruzada, que diminuirá o uso de ar-condicionado; o reaproveitamento de água da chuva; e a climatização integral dos ambientes com equipamentos de alta eficiência energética e baixo consumo de energia por tonelada de refrigeração são diferenciais da obra.A cerimônia contou também com o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli; a promotora de Justiça Juliana Degraf Mendes; o promotor de justiça Alexandre Piazza; além dos juízes auxiliares da Presidência do TJSC.

A presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juíza Janiara Maldaner Corbetta; o vice-presidente da AMC, desembargador Salim Schead dos Santos; o advogado Silvio de Moraes César Júnior; e os consultores jurídicos da prefeitura de Rio Negrinho Anderson Godoy e Shaana Muehlbauer

“Quero expressar o nosso sincero agradecimento pelo investimento feito na construção do novo fórum de Rio Negrinho. Trata-se de uma obra aguardada há muitos anos, tanto pela comunidade jurídica quanto pela população da região, e que certamente será beneficiada com melhores condições de atendimento, trabalho e acesso à Justiça. A OAB se alegra em ver este importante passo ser concretizado e reafirma um compromisso permanente com o fortalecimento das instituições à valorização da advocacia”.

Representante da OAB-SC, advogado Silvio de Moraes César Júnior“Rio Negrinho se sente lisonjeado com a construção do novo fórum. É um marco para o município. Há anos a gente já aguardava por essa obra. Essa centralização que hoje se torna praticamente uma praça de três poderes com executivo, legislativo e, agora, judiciário em conjunto. Isso vai facilitar muito a vida da população do Rio Negrinho”.Consultor jurídico da prefeitura de Rio Negrinho, Anderson Godoy.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Conheça as regras para a prova de redação do Enem 2025 no domingo

Tribunal de Justiça de SC assina ordem de serviço para novo fórum de Rio Negrinho

Colisão entre motocicletas deixa três feridas na BR-280 em Rio Negrinho

Professor é condenado a mais de 77 anos de prisão por crimes sexuais contra alunas em SC

Sábado é dia de hambúrguer solidário em prol do Seminário São José

Ritmo intenso para deixar tudo pronto para a Feistock