GAECO e PMA deflagram operação contra caça ilegal de animais silvestres em Rio Negrinho e outras oito cidades de SC; seis pessoas foram presas

Botões de Compartilhamento

Nesta quarta-feira (5), seis pessoas foram presas durante a operação “Digitale Jagd”, ou “Caçada Virtual”, que investiga uma rede de caça ilegal organizada por meio de grupos de mensagens em Santa Catarina.

Foto: MPSC/Divulgação

De acordo com o Gaeco e a PMA (Polícia Militar Ambiental), os suspeitos caçavam animais silvestres, vendiam a carne e cães de caça e trocavam informações sobre técnicas de abate e formas de escapar da fiscalização.

Foram 18 mandados de busca e apreensão cumpridos contra 16 investigados em nove cidades, incluindo Blumenau, Pomerode, Indaial, Rio dos Cedros, Corupá, Ibirama, Rio Negrinho, Lontras e Lauretino.

A operação contou com 136 agentes, entre membros do Gaeco, PM Ambiental e Corpo de Bombeiros Militar. As investigações apontam que os envolvidos usavam aplicativos de mensagens para organizar caçadas e negociar produtos ilegais. Nos grupos, eram compartilhadas fotos de animais abatidos, rotas de expedições, técnicas de caça e até dicas para despistar a fiscalização.

O caso começou a ser investigado a partir de um relatório técnico do 1º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, que identificou a atuação dos caçadores com base em ações de inteligência e patrulhamento em áreas de mata.

Em operações anteriores, a PMA já havia resgatado cães vítimas de maus-tratos e apreendido armas de fogo usadas nas caçadas.

Segundo o Gaeco, o material apreendido inclui armas, munições, celulares e equipamentos de caça. Todos os itens serão encaminhados à Polícia Científica para perícia, o que deve ajudar a identificar outros possíveis integrantes da rede criminosa.

Os investigados podem responder por crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais e por porte ilegal de arma de fogo. As investigações seguem sob sigilo, e novas informações devem ser divulgadas conforme o andamento do caso.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Quatro bairros recebem novos parquinhos infantis e ampliam áreas de lazer

Núcleo das Indústrias da ACIACA inicia 2026 com visita técnica à Buddemeyer

Anvisa aprova nova indicação para vacina contra o HPV

Confira as vagas de emprego disponíveis no SINE de Rio Negrinho

Indian Knights MC é o primeiro grupo a chegar para a 23ª festa do 100 Limite Moto Clube

Dinheiro é arremessado de janela de apartamento durante operação da PF em Balneário Camboriú